Uma leitura de ensaio filosófico pode resultar em um filme? Por que não? Foi assim que a realizadora Mayra Costa chegou ao filme Entre Corpos, de Alagoas. O filme será exibido na 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que acontece de 20 a 23 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória. A mostra faz parte da programação do 32º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, e conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura.
“A ideia do filme surgiu quando eu estava lendo O Mito de Sísifo, de Albert Camus, e comecei a refletir sobre o cotidiano e as repetições dos ciclos. E a partir daí surgiu a parede da Vânia (protagonista). O aspecto sexual do filme e a forma como a personagem construiria essa parede, só me surgiu depois. Na verdade, eu sinto que ainda estou conhecendo a Vânia”, conta Mayra Costa.
Mayra conta que, para produzir Entre Corpos, foi formada uma equipe com menos de 15 pessoas no set, gravando em quatro noites, com diárias de até de 12 horas. “Depois conseguimos captar mais uma verba e conseguimos fazer mais uma diária e trazer um pouco mais de riqueza para o filme”.
A protagonista faz uma grande colagem na parede, com centenas de imagens de corpos masculinos baixadas de sites de conteúdo adulto. “Baixei mais ou menos 200 imagens e levei pra imprimir em uma loja de fotografia. Fazia tempo que eu não imprimia numa foto assim, numa loja, e não lembrava que ele abriria os arquivos na minha frente pra ver se estava tudo certinho”, conta a realizadora sobre a situação inusitada para filmar Entre Corpos.
Depois de passar por outros festivais, em julho, a produção desembarca no 32º Festival de Cinema de Vitória. “A gente que é realizador sempre tem alguns festivais que gostaria muito de participar. Para mim, Vitória era um desses. Acho que me inscrevi no primeiro dia que abriu e estava torcendo muito pra essa seleção”, afirma Mayra Costa, que já espera a resposta da plateia. “Estou animada para exibir Entre Corpos para o público capixaba. Como o filme é meio silencioso, dá até pra ouvir um pouco o que as pessoas falam sobre ele durante a sessão. Mas também estou muito animada para assistir os filmes que estão na programação. Tem vários dos selecionados que eu estava esperando uma oportunidade para assistir”.
32º FCV
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Canal Brasil. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.