O 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, que conta com o patrocínio master da Petrobras, levou a magia do cinema brasileiro para o balneário de Guriri, em São Mateus. O evento, que aconteceu na Arena Guriri, na noite de sexta-feira (07), atraiu um grande público que curtiu uma sessão especial do filme Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.
CLIQUE E CONFIRA AS FOTOS DA EXIBIÇÃO DE TARSILINHA EM GURIRI!
A sessão de cinema ao ar livre encantou moradores e turistas, que tiveram a oportunidade de assistir a uma produção brasileira, com referências à famosa artista Tarsila do Amaral. A estrutura do evento contou com equipamentos de projeção e som de alta qualidade, cadeiras e tapete vermelho, reproduzindo uma sala de cinema e criando um ambiente aconchegante para os espectadores.
O professor Victor Pena prestigiou o 1º dia do 31º FCV Itinerante, em Guriri. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA
Morador da Ilha de Guriri, o professor da Universidade Federal do Espírito Santo, no Campus de São Mateus, Victor Pena, foi uma das pessoas que curtiu a sessão. “É importante trazer esse tipo de evento, principalmente o cinema para Guriri. A cidade é muito carente de cinema. Só temos um cinema no Centro de São Mateus”, pontuou ele, que complementou: “O mais legal, é que esses projetos, trazem filmes que fogem do circuito comercial. É interessante trazer essa programação para a cidade e formar outros públicos para o cinema, além de diversificar nossas atrações no verão.”
Victor também relembrou uma outra passagem da caravana cultural no balneário. “Eu vi Como Nossos Pais, anos atrás, aqui na praça”, afirmou o docente, sobre a exibição do longa-metragem da diretora Laís Bodanzky, que integrou a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, no ano de 2018.
Raul e Pablo depois da sessão da animação Tarsilinha em Guriri. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA
Com o objetivo de cada vez mais realizar projetos que promovam a inclusão, todas as sessões do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante contam com interpretação em libras. E quem se divertiu na sessão de Tarsilinha foi Raul dos Santos, que é surdo e morador de Guriri. “Eu gostei muito do filme. Achei muito legal. Essa foi a primeira vez que eu vi um intérprete de libras em uma sessão de cinema. É muito importante ter um intérprete para a interpretação do filme”, nos contou ele. Outra pessoa que também participou da sessão foi o Pablo Bernardo. “Para mim, que sou surdo, foi muito bom ter um intérprete. Eu gostei muito.”
Acompanhado da esposa e dos três filhos, Francione Falcão prestigiou a exibição. Nascido em São Mateus, o engenheiro ambiental reside há cinco anos em Baixo Guandu e aprovou a programação do 31º FCV Itinerante. “Vim passar as férias aqui e achei muito bacana o projeto de vocês. Muito interessante o filme, valorizando a cultura brasileira e incentivando as crianças a gostarem tanto da parte cultural quanto da parte cinematográfica.”
SORTEIO
A ganhadora da bike, Luciana Ferreira, e a equipe do 31º FCV Itinerante. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA
O público de Guriri compareceu ao evento, com muitas famílias e amigos reunidos para prestigiar o 31º FCV Itinerante, participou de sorteios de brindes exclusivos e uma bicicleta, que fizeram a alegria dos participantes. Quem ganhou um kit exclusivo do Festival de Cinema de Vitória foi Paloma Lima Nascimento. E quem saiu com uma bike novinha foi a baiana, de Salvador, Luciana Santos Ferreira. “Estou muito feliz de ter ganhado a bicicleta. Estou tremendo até agora.”
MOBILIZAÇÃO
Durante os dias de estadia na Ilha de Guriri, em São Mateus, a equipe do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante percorreu a região apresentando o projeto e convidando turistas e moradores para participar da programação gratuita que acontece na Arena Guriri. A série de mobilizações percorreu diversos pontos de circulação da cidade como praias, calçadão da orla, restaurantes, lanchonetes, feira livre, escolas de ensino fundamental e médio, além do comércio em geral.
O 31° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio master da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.