Depois de passar pelo Centro de Vitória, a Mostra Festival de Cinema de Vitória Itinerante desembarca no bairro São Pedro. Na programação, uma seleção especial que apresenta filmes da safra recente do cinema brasileiro. São eles: o longa-metragem Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, os curtas-metragens O Passarinho Menino, de Ursula Dart; e Saudades em Cor, de Arthur Felipe Fiel, e o videoclipe Água Salgada, da artista Ada Koffi, com direção de Wyucler Rodrigues. A sessão acontecerá na terça-feira (28), na Orla de São Pedro, a partir das 18 horas.
O evento tem o objetivo de promover a difusão do cinema brasileiro e do audiovisual capixaba e promover a democratização do acesso à cultura com foco na formação de plateia. Para isso será recriada uma sala de cinema com cadeiras para os espectadores, equipamentos de projeção – com telão de LED – e de som, para garantir a excelência das exibições. Tudo para transportar o público para dentro do universo mágico da sétima arte.
SOBRE OS FILMES
As produções que fazem parte da programação da Mostra Festival de Cinema de Vitória Itinerante foram realizadas entre 2023 e 2024, e contemplam três obras do Espírito Santo e um longa-metragem que conta a história de dois artistas populares em todo Brasil. O videoclipe Água Salgada, do diretor Wyucler Rodrigues, constrói um trabalho visual tendo a dança e o mar como tela para a canção homônima de Ada Koffi, que tem a fé e a ancestralidade como base para homenagear a Rainha do Mar.
A animação Saudades em Cor (foto), de Arthur Felipe Fiel, conta a história de um garotinho que, após perder um parente para um vírus desconhecido, revisita em memória suas experiências com seu ente querido. A ficção O Passarinho Menino, de Ursula Dart, conta a história do menino Leozinho que reinventa o legado do seu avô, a liberdade.
Fechando a programação, a exibição do filme Nosso Sonho, Eduardo Albergaria, cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha. O filme, protagonizado pelos atores Lucas Penteado e Juan Paiva, é contado a partir do ponto de vista de Buchecha e destaca a força de superação da dupla diante dos dramas e tragédias. O público também conhecerá como foram compostas algumas das canções que conquistaram várias gerações.
APOIO CULTURAL
A Mostra Festival de Cinema de Vitória Itinerante foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 001/ 2023, que selecionou propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
EVENTO ACESSÍVEL
Com entrada gratuita, classificação livre e sem necessidade de retirada de ingressos, a Mostra Festival de Cinema de Vitória Itinerante é um projeto totalmente presencial que tem o objetivo de fomentar o cinema brasileiro e a produção audiovisual capixaba. O evento também reforça a acessibilidade com tradução em libras.