14ª Mostra Quatro Estações: sessão exibe filmes do cinema LGBTQIAPN+ brasileiro contemporâneo

Dar voz e pluralizar o diálogo faz parte da essência da 14ª Mostra Quatro Estações, que aconteceu na tarde do último domingo (21), na Sala Marien Calixte, Sesc Glória. A mostra faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória. Foram exibidos os curtas-metragens Quando Você Vem Me Visitar, de Henrique Arruda, Ficção Suburbana, de Rossandra Leone, Onde está Mymye Mastroiagnne?, de biarritzzz,  e Pirenopolynda, de Izzi Vitório, Bruno Victor e Tita Maravilha. 

A 14ª Mostra Quatro Estações traz um conjunto de filmes “repletos de trajetos sinuosos e inesperados, nos estende a mão para nos conduzir a um passeio fascinante. Nele, podemos observar um pouco mais da afiada e ofuscante beleza do cinema LGBTQIAPN+ brasileiro contemporâneo”, na avaliação da curadoria do 31º FCV.

Quando Você Vem Me Visitar mostra a ambígua relação de familiaridade e estranhamento construídos junto aos próprios medos. Já Ficção Suburbana apresenta a afirmação do amor de duas meninas negras numa surpreendente e natural afinidade familiar, na Zona Norte carioca. Pirenopolynda, fala sobre a a vivência travesti e a religiosidade na cidade Góias. Fechando a mostra Onde Está Mymye Mastroiagnne? trouxe uma produção que mescla elementos do thriller policial, da visualidade camp e das narrativas memorialistas (aqui sob uma ótica travesti), construindo uma fabulação muito peculiar.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, do Sesc Glória, da Carla Buaiz Jóias, e da TVE Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: