Filme sobre a cronista Carmélia Maria de Souza será exibido na Sessão Especial de Encerramento do 31º FCV

Autointitulada como “a cronista do povo”, Carmélia Maria de Souza nasceu na Fazenda Rodeio (atualmente distrito Princesa), em Rio Novo do Sul, em 1936. A escritora, que trabalhou nos principais jornais do Estado, como A Tribuna e A Gazeta, também atuou na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), entre outros lugares sempre relacionados à informação e à cultura. Ela faleceu aos 38 anos e seus textos ficaram marcados na história capixaba. 

Com uma história que atravessa a cultura capixaba, ela é o tema do documentário Não se Aproxime: A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza, feito em parceira com a Galpão Produções, que será exibido na Sessão Especial de Encerramento, que acontece no dia 25 de julho, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, durante a programação do 31ª Festival de Cinema de VItória.

“A ideia é resgatar personalidades LGBTQIAPN+ do Espírito Santo, que ainda não tiveram visibilidade e trazer luz à história. Carmélia era uma escritora maravilhosa, cronista, que não teve livro publicado, só postumamente”, conta Tati Rabelo, realizadora do documentário ao lado de Rodrigo Linhales, pela Mirabólica. 

Além da parceria com a Galpão Produções, o filme teve recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). “Essa parceria com a Galpão é muito natural pra gente. O Festival é a maior janela do Espírito Santo, com alcance muito grande, e é um prestígio estrear o filme num evento que está completando 31 anos”, garante Tati.

A produção do documentário teve que ser detalhadamente pensada, por ausência de registros da época. “Esse filme é um documentário híbrido. A gente usou os textos da Carmélia para fazer as encenações, então posso dizer que é um docudrama. A gente alternou essas encenações com os textos da própria Carmélia, com entrevistas de pessoas que foram do convívio dela e historiadores”.

Dessa forma, era preciso encontrar alguém que pudesse interpretar Carmélia Maria de Souza, nas cenas paralelas às entrevistas. “Tivemos a sorte de achar a Inácia Freitas, que é uma veterana do teatro capixaba, que encarnou Carmélia de forma magistral”, destaca Tati Rabelo.

As locações escolhidas foram o próprio Teatro Carmélia, onde funcionava o antigo estúdio da TVE, e as externas aconteceram em espaços que a escritora frequentava. “Praia de Camburi, Praia do Canto, cais do hidroavião, Centro, enfim, a gente fez uma escolha de externas de acordo com os lugares de vivência da personagem”.

No que depender da Mirabólica, a cena que apresenta capixabas de grande destaque, vai continuar e a lista só tem nomes de peso. Melhor do que isso, é trabalhar com quem é do Espírito Santo. “A gente sempre prioriza, principalmente, uma equipe e um elenco 100% capixabas, porque a gente acredita que um projeto com financiamento estadual, merece ter uma equipe local. E realmente, resgatar a história de pessoas marginalizadas na sociedade por causa de preconceitos da época e da pouca visibilidade que se tem, é um projeto muito rico pra gente. Nosso próximo objeto de documentário é o Aprígio Lyrio e depois o Milson Henriques”, finalizou Tati Rabelo.

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com opatrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like e da Carla Buaiz Jóias, da TVE Espírito Santo e do Canal Like. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO
Não se Aproxime: A Vida e Obra de Carmélia M. de Souza

de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales
Quando:
25 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Glória (Sesc Glória)
Aberto ao público
Compartilhe: