28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas: filme debate invisibilidade de corpos negros no trabalho

A perspectiva vista pelos diretores Janderson Felipe e Lucas Litrento, do curta-metragem Samuel Foi Trabalhar, surgiu em meio ao trânsito de Maceió, quando observaram um rapaz negro vestido de engenheiro branco, fazendo a propaganda de uma construtora. A ideia concebida rendeu o filme, que será exibido na 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que será realizada de 21 a 24 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória A mostra faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na cidade de Vitória.

“O Janderson escreveu o argumento a partir de algo que viu pela janela do ônibus. A partir desse argumento desenvolvemos o roteiro juntos, sempre com uma visão crítica em relação à representação desses corpos invisibilizados durante o cotidiano de trabalho”, disse Lucas Litrento.

A dupla venceu o edital de audiovisual da Prefeitura de Maceió com a Ancine em 2019. “Logo no início de 2020, iniciamos a pré: equipe definida, figurinos e boneco desenhados, elenco selecionado. Quando a gente ia começar os ensaios chega a pandemia de Covid-19. Nesse meio tempo rolou a Lei Aldir Blanc e outros projetos. Só conseguimos retomar o filme em 2023, filmamos em abril e lançamos em janeiro de 2024, no Festival de Tiradentes”, conta Litrento.

Além da espera até iniciar as gravações, finalização e lançamento, uma questão curiosa aconteceu. “Nosso diretor de produção (Pedro Krull) foi atrás de um helicóptero da PM pra gente gravar o fim da cena da conversa dos personagens Samuel e Binho. Era a gente gravando em cima da laje e ele tentando dar as coordenadas pro piloto jogar o canhão de luz no lugar certo”, lembra o diretor Lucas Litrento.

Ele e Janderson Felipe estão ansiosos para o 31º FCV, primeira oportunidade da dupla de estarem em solo capixaba. “Ficamos bem felizes de poder estrear nosso filme em Vitória. O Espírito Santo é um estado que não conhecemos e vai ser massa levar um pouco das nossas imagens pra lá. Estamos no aguardo de um bom debate e esperando a recepção na sala do cinema, é sempre divertido ver o nosso filme numa sala lotada”.

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura CapixabaSecretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: