28ª Mostra Competitiva de Curtas: Viventes desperta o imaginário para falar da classe trabalhadora

Segundo o diretor Fabrício Basílio, Viventes “é um curta-metragem de ficção que parte do realismo maravilhoso para historicizar relações de trabalho precarizadas”. O filme carioca mistura metáforas com cenas do cotidiano dessa interlocução entre empregado e funcionário. Ele será exibido na 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que acontece de 21 a 24 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória.  A mostra faz parte da programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na cidade de Vitória.

“Combinando drama e sutileza cômica, o curta-metragem possui um tom agridoce, capaz de dar vazão às relações fragilizadas de trabalho que atravessam não apenas o protagonista, mas também seus ancestrais. Para isso, propomos uma rota narrativa que reparte com o espectador a inesperada/absurda convivência entre espaços e personagens reais, sobrenaturais e oníricos”, revela o realizador de Viventes. 

Essa conexão de gerações da mesma família para tratar do tema abordado no curta, tem um brilho interessante provocado pela produção. “O filme une questões sociais e sutileza cômica. O filme atravessa real, sobrenatural e sonho, borrando essas fronteiras e tingindo de certo maravilhamento as brutalidades do cotidiano de uma família de classe trabalhadora”, afirma o realizador.

Viventes é o primeiro trabalho de Fabrício Basílio assumindo a direção. Com projeto aprovado em 2019, ele recebeu o recurso em 2021 e fez as gravações no ano seguinte, finalizando o trabalho em 2023. Agora, passa por mostras e festivais. “Desde o começo do ano, Viventes têm sido selecionado em diversos festivais de cinema no Brasil, o que tem nos deixado muito felizes. Ser selecionado para o Festival de Cinema de Vitória reforça ainda mais as qualidades do filme e as suas potencialidades de recepção”. 

O diretor aguarda com entusiasmo a data de exibição do filme em solo capixaba.“Estou muito animado com a exibição em Vitória. Ansioso para ver a recepção do público e para as trocas sobre o filme com o público e com os outros selecionados pelo festival”.

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura CapixabaSecretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: