28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas: Quinze Quase Dezesseis reflete sobre o crime de assédio

O assédio sexual é crime previsto no Código Penal Brasileiro, Artigo 216-A, que prevê punição para quem “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. A reação da vítima, na primeira vez que sofre esse tipo de infração, é o tema do filme Quinze Quase Dezesseis, Thais Fujinaga, que será exibido na 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que será realizada de 21 a 24 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória. A sessão acontece na programação do 31º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, na capital capixaba.

“Em 2015, uma participante do programa Masterchef Junior (reality culinário exibido na TV aberta) sofreu assédio sexual nas redes sociais. Isso acabou gerando uma onda de relatos de mulheres narrando abusos sofridos durante a infância e adolescência, que ficou conhecida pela hashtag #meuprimeiroassédio”, relembra a diretora Thais Fujinaga.

O caso em questão é de uma adolescente de 12 anos, que após participar do programa, teve o nome citado por inúmeros perfis nas mídias sociais, com mensagens de cunho sexual. “Ao ler tantos relatos de mulheres, conhecidas e desconhecidas, famosas e anônimas, o sentimento de revolta se misturou com uma espécie de epifania – passei a lembrar de episódios de assédio que eu tinha sofrido ainda muito jovem, alguns deles sem nem ter me dado conta no momento em que aconteceram”, revela Fujinaga. 

Essa história foi um disparador para que a diretora começasse a desenvolver o roteiro do filme Quinze Quase Dezesseis. “Escrevi uma primeira versão do argumento dessa história, a princípio para ser desenvolvido como longa-metragem. Em 2020, quando foi aprovada a Lei Emergencial Aldir Blanc, resolvi adaptar o argumento para um curta, e assim nasceu o roteiro”.

Na pesquisa de elenco, ela lembra que pelo fato da protagonista e a maioria dos personagens serem jovens e envolvidos com equipes de basquete, ela começou a frequentar quadras de parques e praças, além de campeonatos amadores. A diretora do filme, inclusive, jogou basquete amador na adolescência. 

“Em um desses campeonatos, que fui na companhia do meu marido e fotógrafo do filme (André Luiz de Luiz), nós ficamos de olho nas atletas do time Santa Fé Hunters. Uma delas, a Jéssica Cardoso Amadeus (protagonista do curta-metragem), chamou a nossa atenção pelo porte bonito e, ao mesmo tempo, por uma certa timidez que era graciosa, cativante. Depois do jogo, eu fui falar com algumas meninas sobre o curta e peguei o contato daquelas que toparam fazer o teste para o papel de Tamiris (protagonista). Também peguei o contato do Maickon Jhons Ferreira Serra, o tio Maick, fundador do Santa Fé Hunters”.

Foi com a ajuda do treinador que Thais marcou o teste com algumas meninas na sede do time, no bairro Grajaú, em São Paulo. Ela pediu para que as meninas levassem algum amigo para contracenar e tentar o papel, de fato, do melhor amigo no filme. “Foi nesse dia que eu conheci o Marcomba. A Jéssica não tinha conseguido levar amigo nenhum, mas eu ‘roubei’ o Marcomba de outra menina para Jéssica poder fazer a cena do teste também” conta a diretora, que complementa: “A cena que a Jess e o Marcomba improvisaram foi uma coisa linda. Me emocionei muito”.

A diretora confessa que a equipe de Quinze Quase Dezesseis está empolgada com a seleção para exibir o filme no 31º Festival de Cinema de Vitória. A atriz Jéssica Cardoso Amadeus vai participar pela primeira vez de um evento como esse fora de São Paulo. “Participei do festival com outros trabalhos e tenho muito carinho pelo festival, pela cidade e pelas pessoas que organizam o evento. Fazer eventos de cultura no Brasil tem sido um desafio enorme nos últimos anos e ver o Festival de Cinema de Vitória comemorando 31 anos enche o coração”, finaliza Thais.

31º FCV

De 20 a 25 de julho, acontece a 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro. Toda programação é gratuita.

31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura CapixabaSecretaria da Cultura do Espírito Santo. Conta com a parceria do Sesc Glória. Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, da TVE Espírito Santo e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Compartilhe: