No sul do Espírito Santo, Castelhanos, em Anchieta, é um balneário charmoso e aconchegante que recebe turistas e moradores de todo o estado. Na última sexta-feira (26), foi a vez do cinema mudar a rotina da região: o 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura – encerrou o circuito de exibições em grande estilo com a sessão de curtas realizados com o apoio da Chamada Cultural 2022.
A plateia conferiu seis produções com classificação livre, e voltadas para toda família, que abordam temas que atravessam o cotidiano do universo infantojuvenil e do público em geral. Os filmes exibidos foram O Micronauta, de Emerson Rodrigues; Martina e Guará, de Paula de Abreu; Maréu, de Nicole Schlegel; Auts e Stella, de Renato Barreto; As Aventuras da Toninha Babi, de Naira Albuquerque e Tom Gonçalves; e A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira.
VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA DA PRIMEIRA NOITE DO 30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA EM CASTELHANOS
SALA DE CINEMA A CÉU ABERTO
A montagem da estrutura do 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante aconteceu na sexta-feira (26), no calçadão da Praia de Castelhanos, na Avenida Beira Mar – próximo ao quiosque Raízes, região que concentra o comércio e as belezas naturais da região. Para a sessão foram montados os equipamentos de projeção – com telão de LED – e de som, para garantir a excelência das exibições, cadeiras para os espectadores e um tapete vermelho que transformou o espaço em uma grande sala de cinema a céu aberto.
O público compareceu em massa à sessão de cinema a céu aberto e ocupou todos os assentos que foram disponibilizados. A plateia também se acomodou nas cadeiras dos quiosques do entorno, no tapete vermelho e no calçadão da praia.
Quem garantiu um dos primeiros lugares da sessão foi a Renata Athaíde. Turista do Rio de Janeiro, ela estava acompanhada da sobrinha Maria Laura, e aprovou a experiência de curtir um filme à beira mar. “Eu estou achando o evento ótimo. Eu nunca tinha ido ao cinema na praia. Eu estou gostando da experiência. Eu gosto de movimento, de uma ‘confusão’”, disse a bem-humorada turista carioca.
A estimativa é de que aproximadamente 1500 pessoas tenham assistido a sessão.
ABERTURA
Quem apresentou para o público a programação da noite foi o diretor de produção da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), Guilherme Rebêlo, que saudou o público e agradeceu a parceria com a Petrobras que possibilitou a realização da caravana itinerante que percorreu os municípios de Guarapari, Linhares e Anchieta, cidades que fazem parte do litoral capixaba.
Quem também deu as boas-vindas ao público foi o Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Anchieta, Leonardo Antônio Abranches (foto). “Queria agradecer a essa equipe que hoje trouxe essa mostra itinerante de cinema, aqui para Castelhanos, para os moradores e turistas que aqui frequentam e estão curtindo esse belo balneário de nossa cidade.”
SORTEIO
Após a sessão, o público participou do sorteio de brindes exclusivos do Festival de Cinema de Vitória (FCV) e de uma bicicleta com design retrô. O vencedor do kit do FCV, com uma bolsa super estilosa do evento foi Ronaldo Alves.
E a vencedora do da bike foi a mineira Tarcila Santos Lopes (foto). Moradora de Belo Horizonte, a turista frequenta o balneário de Castelhanos há 22 anos e ficou feliz com o prêmio. “Nossa, eu fiquei surpresa porque eu nunca ganho nada”, afirmou ela, aos risos e complementou: “Eu estou muito feliz”.
E AINDA NÃO ACABOU….
Para fechar a programação do 31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, moradores e turistas que estão no balneário de Castelhanos irão curtir o show do Clube Samba.Vix (foto). A roda de samba faz parte da tradição de Vitória (ES), e se apresenta há 17 anos no Clube de Pesca “Mar e Terra”, em Santo Antônio, tem um extenso repertório de sucessos do Samba e do Pagode. Para ninguém ficar parado! A apresentação gratuita acontece na Avenida Beira Mar, na altura do Quiosque Raízes, a partir das 19 horas.
O 30° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.