30º Festival de Cinema de Vitória: mostras competitivas, cerimônia de premiação e sessão especial de encerramento marcam último dia evento!

A programação do 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) chega ao seu último dia. Nesta sábado (23), sexto dia de evento, o público vai conferir no Teatro Glória, a premiação dos filmes exibidos nas 12 mostras competitivas. Mas as exibições não param! À tarde acontecem as sessões da 8ª Mostra Mulheres no Cinema, da 8ª Mostra Cinema e Negritude e da 13ª Mostra Quatro Estações, além da além da quinta sessão da mostra A Cinemateca é Brasileira. E encerrando as exibições, no Teatro Glória, a Sessão Especial de Encerramento, com o filme Lô Borges – Toda Essa Água, de Rodrigo de Oliveira. Confira abaixo os destaques.

PREMIAÇÃO 

Na noite deste sábado acontece a premiação dos filmes exibidos nas 12 mostras competitivas ao longo dos seis dias de programação. As produções concorrem ao Troféu Vitória, em 35 categorias, e ao Prêmio Canal Brasil de Curtas

SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO 

A Sessão Especial de Encerramento do 30º Festival de Cinema de Vitória será com o filme Lô Borges – Toda Essa Água, de Rodrigo de Oliveira. O  documentário apresenta um olhar afetivo sobre a história do músico mineiro e cria uma ponte entre o artista de 20 anos e o experiente músico que acaba de ultrapassar os 70, em uma trajetória de brilhos, medos, sonhos e o eterno desejo pela estrada e pela aventura da composição. A exibição acontece a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória. 

8ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA 

Janela que abre espaço exclusivo para realizadoras, a 8ª Mostra Mulheres no Cinema  intenciona dar destaque ao trabalho de mulheres no mercado audiovisual brasileiro. As produções selecionadas pela mostra propõem o debate sobre questões de gênero, empoderamento e questionamentos sobre a igualdade de direitos no contexto social contemporâneo. Na programação, oito filmes. São eles: Alexandrina – Um Relâmpago, de Keila Sankofa; Fala Sincera, de Yacewara Pataxó (foto); Manchas de Sol, de Martha Mariot; Azul da Cor do Mar, de Natália Dornelas; Vozes-Mulheres, de Laynara Rafaela; Nicinha Não Vem, de Muriel Alves; Lei da Mordaça, de Isabella Vilela; e Todavia Sinto, de Evelyn Santos. A mostra acontece às 13 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.

8ª MOSTRA CINEMA E NEGRITUDE 

Na sequência, às 15 horas, na Sala Cariê Lindenberg, acontece a 8ª Mostra Cinema e Negritude. Com foco em visibilizar a produção de realizadores negros, a mostra é uma janela exclusiva para filmes que abordam a pluralidade de narrativas da população negra. Na programação, sete curtas: Mergulho, de Marton Olympio & Anderson Jesus (foto); Espelho, de Laynara Rafaela; Firmina, de Izah Neiva; Insígnia, de Beatriz Barreto; Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara, de Wagner Novais; Espaço Dentro, de Natasha Rodrigues; e Avôa, de Lucas Mendes. 

13ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES

Na sequência, aconteceu a 13ª Mostra Quatro Estações que tem a diversidade sexual como temática.  Com a proposta de potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAP+ serão exibidos os curtas Ferro’s Bar (foto), de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros; A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno; Entrelaços, de Giulia Tomasini e Marina Pessato; Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli; e Casa de Bonecas, de George Pedrosa. 

A CINEMATECA É BRASILEIRA 

Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira apresenta títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas,  demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de um século de história. Fechando a programação, o clássico Cabra Marcado Para Morrer, documentário de Eduardo Coutinho. As filmagens sobre a vida do líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962, são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho retoma o projeto, e as personagens do filme interrompido se tornam protagonistas. A sessão acontece a partir das 13 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. 

DEBATES

Comandado pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga, o quinto e último dia de debate com os realizadores da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas acontece às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, e são abertos ao público.

ENTRADA GRATUITA 

Toda a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória tem entrada gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória são exclusivas para os alunos das escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória previamente cadastradas. As atividades de formação são para o público previamente inscrito. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 A 23 DE SETEMBRO
23 de setembro
Sábado
10h – Hotel Senac Ilha do Boi
– Debate com os realizadores da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
13h – Sala Cariê Lindenberg – Sesc Glória
– 8ª Mostra Mulheres no Cinema 
Alexandrina – Um Relâmpago (Keila Sankofa, DOC, AM)
Fala Sincera (Yacewara Pataxó, DOC, SP)
Manchas de Sol (Martha Mariot, FIC, RS)
Azul da Cor do Mar (Natália Dornelas, EXP, ES)
Vozes-Mulheres (Laynara Rafaela, EXP, SP)
Nicinha Não Vem (Muriel Alves, DOC, RJ)
Lei da Mordaça (Isabella Vilela, DOC, SP/RJ)
Todavia Sinto (Evelyn Santos, EXP, SP)
13h – Sala Marien Calixte – Sesc Glória
– Mostra A Cinemateca é Brasileira
Cabra Marcado Para Morrer (Eduardo Coutinho, DOC, 1984)
15h – Sala Cariê Lindenberg – Sesc Glória
– 8ª Mostra Cinema e Negritude
Mergulho (Marton Olympio & Anderson Jesus, FIC, SP)
Espelho (Laynara Rafaela, FIC, SP)
Firmina (Izah Neiva, FIC, SP)
Insígnia (Beatriz Barreto, FIC, DF)
Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara (Wagner Novais, DOC, RJ)
Espaço Dentro (Natasha Rodrigues, EXP, SP)
Avôa (Lucas Mendes, DOC, GO)
15h – Sala Marien Calixte – Sesc Glória
– 13ª Mostra Quatro Estações
Ferro’s Bar (Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros, DOC, SP)
A Menina Atrás do Espelho (Iuri Moreno, ANI, GO)
Entrelaços (Giulia Tomasini e Marina Pessato, FIC, RS)
Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo (Renato Sircilli, FIC, SP)
Casa de Bonecas (George Pedrosa, FIC, MA)
19h – Teatro Glória – Sesc Glória 
– Sessão Especial de Encerramento
Lô Borges: Toda Essa Água, de Rodrigo de Oliveira

– Premiação e Encerramento do 30º Festival de Cinema de Vitória