A programação do 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) chega ao seu quinto dia. Nesta sexta-feira (22), quinto dia do evento, o público vai conferir no Teatro Glória, as últimas exibições da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na programação da tarde, acontece a 6ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, A Sessão Especial do filme A Cozinha, de Johnny Massaro, a exibição do filme Porto Príncipe, de Maria Emília Azevedo, além da quarta sessão da mostra A Cinemateca é Brasileira.
Um dos destaques da noite é a Homenagem aos 25 Anos do Canal Brasil. Os debates com os realizadores seguem no Hotel Senac Ilha do Boi e o público infantojuvenil participa das duas últimas sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, na Ufes. Confira abaixo os destaques.
HOMENAGEM CANAL BRASIL
O 30º Festival de Cinema de Vitória rende Homenagem aos 25 anos do Canal Brasil. A direção do Canal Brasil receberá o Troféu Vitória pela contribuição ao cinema e à cultura brasileira nessas duas décadas e meia de trabalho. Maior espaço de fomento, exibição e celebração da produção nacional, o Canal Brasil é o principal coprodutor do cinema brasileiro, estando presente na produção de 400 longas-metragens e, considerando o mercado internacional, figura como um dos produtores mais atuantes do mundo. A Cerimônia de Homenagem acontece às 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória.
27ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
A quarta noite da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas exibe seu quarto e último programa, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória. Na programação, mais quatro curtas que apresentam recortes potentes e instigantes da nova safra do cinema brasileiro. São eles: Deixa, de Mariana Jaspe; Ramal, de Higor Gomes; Procuro teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot; Escasso (foto), de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles.
13ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS
Fechando a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, o público vai conferir a exibição do filme Jovem que Desceu do Norte, de Ana Teixeira. O longa aborda memórias de migrantes sertanejos que se transformam em animação por meio de Rosinha, uma menina-pássaro que enfrenta seus conflitos conforme os personagens contam suas histórias. Enquanto reinventam seu próprio Sertão no lugar que habitam, os protagonistas se indagam sobre pertencimento, saudade e futuro.
EXIBIÇÃO DO LONGA PORTO PRÍNCIPE – NOVO HORÁRIO
Em função de questões técnicas, o longa-metragem Porto Príncipe, de Maria Emília Azevedo, que seria exibido na programação da quarta noite do 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas precisou ter sua data de exibição alterada. A sessão acontecerá nesta sexta-feira (22), às 17 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.
SESSÃO ESPECIAL – A COZINHA
Nesta sexta-feira (22), às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória, acontece a Sessão Especial do longa-metragem A Cozinha, de Johnny Massaro, que estará presente na na exibição, ao lado do ator e roteirista Felipe Haiut.
COLETIVA DA HOMENAGEADA – NOVO HORÁRIO
A partir das 14 horas, Elisa Lucinda participa da Coletiva da Homenageada, no Salão Penedo, no Hotel Senac Ilha do Boi. O bate-papo também marca o lançamento do Caderno da Homenageada, publicação biográfica sobre a carreira e vida da homenageada do 30º Festival de Cinema de Vitória.
6ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL
Considerando a importância do debate sobre sustentabilidade e questões ambientais, a 6ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental exibe três curtas-metragens que abordam a temática ambiental e a coexistência entre pessoas e meio ambiente. São eles: Memórias do Fogo (foto), de Rita de Cássia Melo Santos, Leandro Olímpio, Irineu Cruzeiro Neto; 8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis, de Andrea Flores Urushima, Cesar Shundi Iwamizu e Nelson Kao; e Vãhn Gõ Tõ Laklãnõ, de Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá. A exibição acontece às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.
A CINEMATECA É BRASILEIRA
Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira apresenta títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de um século de história. O longa-metragem do quarto dia é clássico de 1968, O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla. A sessão acontece a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória.
23º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA
O quinto e último dia do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória segue promovendo o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual. A mostra acontece no Cine Metrópolis (Ufes) e apresenta, nas suas duas últimas sessões, sete curtas-metragens com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020.
DEBATES
Comandado pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga, o quarto dia de debate com os realizadores da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas acontece às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, e são abertos ao público.
ENTRADA GRATUITA
Toda a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória tem entrada gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória são exclusivas para os alunos das escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória previamente cadastradas. As atividades de formação são para o público previamente inscrito.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).