A programação do 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) segue a todo vapor. Nesta quinta-feira (21), quarto dia do evento, o público vai conferir no Teatro Glória, a terceira sessão da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a quarta noite da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na programação da tarde, acontece a exibição do terceiro programa da 10ª Mostra Outros Olhares, a 5ª Mostra do Outro Lado e a 6ª Mostra Cinema Bordas, além da terceira sessão da mostra A Cinemateca é Brasileira.
Um dos destaques da noite é a Homenagem a Elisa Lucinda, que receberá o Troféu Vitória por sua contribuição para a cultura brasileira. Fechando as atividades de formação, o Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros, com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano. Os debates com os realizadores seguem no Hotel Senac Ilha do Boi e o público infantojuvenil segue marcando presença nas sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, na Ufes. Confira abaixo os destaques.
HOMENAGEM ELISA LUCINDA
Uma artista plural, que transita com excelência por diversos gêneros e expressões artísticas. Esta é Elisa Lucinda, a Homenageada Nacional do 30º Festival de Cinema de Vitória. Como parte da homenagem, a atriz receberá o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, publicação inédita e biográfica, assinada pelos jornalistas Lais de Mello Rocio, Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que trata da sua vida e trajetória profissional. “Estou me sentindo tão importante sendo homenageada no Festival de Cinema da minha terra. Sempre quis ser um orgulho capixaba. Não adianta nada fazer sucesso no mundo inteiro sem o aplauso da mãe da gente, sem o amor da aldeia”, afirmou a artista.
27ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
A terceira noite da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas exibe seu Programa Três a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória. Na programação, mais quatro curtas que apresentam recortes potentes e instigantes da nova safra do cinema brasileiro. São eles: Remendo (foto), de Roger Ghil; Mãri Hi – A Árvore do Sonho, de Morzaniel Ɨramari; Cósmica, de Ana Bárbara Ramos; de Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades.
13ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS
No quarto dia do 30º FCV, no Teatro Glória, o público vai conferir a exibição do filme Porto Príncipe, de Maria Emília Azevedo, dentro da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na ficção, acompanhamos Bertha, uma viúva que mora sozinha numa chácara isolada na serra catarinense. Começando a enfrentar dificuldades para manter a propriedade funcionando, Bertha vive pressionada pelo filho, que deseja que ela vá morar com ele em um bairro nobre de Florianópolis. Ao saber da chegada de um grupo de haitianos em Santa Catarina, Bertha decide trazer o haitiano Bastide para trabalhar e morar com ela, alimentando a hostilidade de seu filho. O convívio transforma a relação de trabalho entre Bertha e Bastide em uma relação de amizade sincera entre duas pessoas de culturas diferentes que compartilham ideias e sentimentos em comum.
10ª MOSTRA OUTROS OLHARES
O quarto dia de evento marca a exibição do terceiro programa da 10ª Mostra Outros Olhares. Intitulada Juventude, a sessão exibe quatro curtas-metragens: Sua Majestade, o Passinho, de Carol Correia e Mannu Costa; Amaná, de Antonio Fargoni; A Verdade Que me Contaram (foto), com Realização Coletiva de Breno Oliveira, Camila Rodrigues Sales, Cauã Damas, Clara Vitter, Daniel Damas, Daniel Silva Gomes, João Pedro Ventura Noises, Jonas Basílio, Kauane Vitória Dias Ferreira, Letícia Abreu, Mayara Mendes, Nayra Garcia, Weverton de Oliveira Pereira, Andrey Oliveira Sampaio; e No Início do Mundo, de Gabriel Marcos.
5ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO
Tendo o cinema de gênero como ferramenta para abordar inúmeros assuntos que atravessam a sociedade contemporânea, a 5ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico traz o horror e a fantasia para a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória. A janela competitiva de exibição acontece no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.Na programação o público vai conferir cinco filmes. São eles: Luminárias, de Evandro Caixeta e João Gilberto Lara; Água Doce, de Antonio Miano; La Pursé, de Gabriel Nóbrega e Lucas René; Nau, de Renata de Lélis; Encruzilhadas do Caos, de Alexander S. Buck.
6ª MOSTRA CINEMA DE BORDAS
De caráter não competitivo, o festival realiza a Mostra Cinema de Bordas que, em 2023, chega em sua sexta edição. A janela audiovisual tem a curadoria da escritora e pesquisadora Bernadette Lyra, criadora do termo “cinema de bordas”, e a parceria da jornalista, e também escritora, Lívia Corbellari, que atuou como assistente de curadoria. Nesta edição, a sessão homenageia o trabalho do realizador Expedycto Lyma, com a exibição do filme Dois Nós Cegos no Oeste, de 1981. O longa-metragem é uma comédia que faz uma sátira ao ‘bangue bangue’, forma popular como são conhecidos os filmes de faroeste. A sessão é gratuita e acontece no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 16 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.
A CINEMATECA É BRASILEIRA
Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira apresenta títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de um século de história. O longa-metragem do terceiro dia é o clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, com Yoná Magalhães e Othon Bastos. O filme é uma obra-prima do Cinema Novo, movimento que buscou mobilizar um discurso político-estético para refletir sobre a realidade brasileira. O diretor lançou mão de simbologias que apresentam as forças conflitantes no Nordeste empobrecido, imprimindo as convicções marxistas e revolucionárias do diretor em imagens de grande força visual. A sessão acontece a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória.
FORMAÇÃO
No Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a segunda aula com uma nova turma do Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros, com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano, que apresenta um breve histórico da fotografia a partir da experimentação do corpo, tanto no olhar e criação com princípios da captação do tempo e luz.
23º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA
O quarto dia do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória segue promovendo o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual. A mostra , que acontece até o dia 22 de setembro, no Cine Metrópolis (Ufes), apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu (foto), de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020.
DEBATES
Comandado pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga, o terceiro dia de debate com os realizadores da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas acontece às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi. Os debates são abertos ao público.
ENTRADA GRATUITA
Toda a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória tem entrada gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória são exclusivas para os alunos das escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória previamente cadastradas. As atividades de formação são para o público previamente inscrito.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).