30º Festival de Cinema de Vitória: terceiro dia de programação tem mostras competitivas, workshops, videoclipes, festivalzinho e muito mais!

A programação do 30º Festival de Cinema de Vitória (FCV) segue intensa para os cinéfilos. Nesta quarta-feira (20), terceiro dia do evento, o público vai conferir no Teatro Glória, a segunda sessão da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a terceira noite da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na programação da tarde, acontece a exibição do segundo programa da 10ª Mostra Outros Olhares, a 7ª Mostra Nacional de Videoclipes e a segunda sessão da mostra A Cinemateca é Brasileira

As atividades de formação trazem duas atividades: Workshop O Processo Cinematográfico, com Luiz Carlos ; e Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros, com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano. Os debates com os realizadores seguem no Hotel Senac Ilha do Boi e o público infantojuvenil segue marcando presença nas sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, na Ufes. Confira abaixo os destaques.

27ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS 

A segunda noite da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas exibe seu Programa Dois a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória. Na programação, cinco curtas que apresentam recortes potentes e instigantes da nova safra do cinema brasileiro. São eles: Big Bang, de Carlos Segundo; Lugar de Ladson (foto), de Rogério Borges; De Onde Nasce o Sol, de Gabriele Stein; Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernadet; A Última Vez que Ouvi Deus Chorar, de Marco Antonio Pereira. 

13ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS 

Fechando a programação do terceiro dia do 30º FCV, no Teatro Glória, a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas exibe a premiada produção capixaba Toda Noite Estarei Lá, da dupla Suellen Vasconcelos e Tati Franklin. O filme nos apresenta Mel, cidadã que é impedida de frequentar o culto de sua preferência, mas não desiste de professar a sua fé. Toda noite, ela prepara cartazes e os leva para a porta da igreja, à espera do dia que poderá voltar a entrar. O documentário acompanha a luta da cabeleireira transexual por fazer valer o seu direito constitucional à liberdade religiosa.

7ª MOSTRA NACIONAL DE VIDEOCLIPES 

Janela para promover a fusão entre áreas culturais, promovendo o intercâmbio entre a música e o cinema, a 7ª Mostra Nacional de Videoclipes leva para a tela grande o audiovisual tendo a música como fio condutor da criação. Neste ano, serão exibidos Memórias de um Carnaval Perdido, de Gui Campos; Do Outro Lado da Rua, de Thiago Barba; Horizonte, de Mooluscos; A Dança do Caos, de Vito Quintans; Cornélios, Hecthor Murilo e Patrick Gomes;  Copo de Silêncio, de Farofa Sintética; La Biquera, de Garibaldi e Antonio Miano;  Santa Fera, de Rodrigo Urbano e Isadora Maia; OFELIA, de Leila Monségur e Cris Rangel; Mandaram Me Buscar, de Perseu Azul Safi; Miqueísmo (foto), de Miquéias Gonçalves (MiQ); Destino, de Marvin Pereira e Sued Nunes; Manifesto, de W.I. e V.G; Timon, Papel e Letra, de Renata Fortes, Quem é Teu Baby?, de Lucas Paz; e Milico, de Gabriel Albuquerque.

A CINEMATECA É BRASILEIRA 

Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira apresenta títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas,  demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de um século de história. O longa-metragem do segundo dia é um dos sucessos recentes do cinema brasileiro, Marte Um, de Gabriel Martins. O filme conta a história dos Martins, família negra de classe média baixa, que seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. A sessão acontece a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. 

FORMAÇÃO 

A quarta-feira (20) traz duas formações para as atividades do 30º Festival de Cinema de Vitória. A primeira é o Workshop o Processo Cinematográfico, com Luiz Carlos Lacerda, no CEET Vasco Coutinho, e apresentará para os alunos todo o processo que envolve a realização de uma obra cinematográfica, desde a pré até a pós-produção. No Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a primeira aula do Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros, com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano,que apresenta um breve histórico da fotografia a partir da experimentação do corpo, tanto no olhar e criação com princípios da captação do tempo e luz.

23º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA 

O terceiro dia do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória segue promovendo o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual. A mostra , que acontece até o dia 22 de setembro, no Cine Metrópolis (Ufes), apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão (foto), de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020.

DEBATES

Comandado pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga o debate com os realizadores da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas acontece às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi. Os debates são abertos ao público.

ENTRADA GRATUITA 

Toda a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória tem entrada gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As sessões do 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória são exclusivas para os alunos das escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória previamente cadastradas. As atividades de formação são para o público previamente inscrito. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 A 23 DE SETEMBRO
20 de setembro
Quarta-feira 
9h e 14h – Cine Metrópolis
– 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória
10h – Hotel Senac Ilha do Boi
Debate com os realizadores da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas 
13h – CEET Vasco Coutinho
– Workshop O Processo Cinematográfico, com Luiz Carlos Lacerda 
14h – Hotel Senac Ilha do Boi
– Workshop Experimental de Fotografia – Museu Vale Extramuros, com Jordana Caetano e Weverson Tertuliano 
14h – Sala Cariê Lindenberg – Sesc Glória
– 10ª Mostra Outros Olhares – Programa Territórios
Arrimo (Rogério Borges, DOC, SP)
A Bata do Milho (Eduardo Liron, DOC, BA/SP)
Quando Bento Era São (Clementino Junior, DOC, MG)
Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco (Chico Serra, DOC, RJ)
Dorme Pretinho (Lia Letícia, DOC, PE)
Ava Mocoi – Os gêmeos (Luiza Calagian e Vinícius Toro, DOC, PR)
14h – Sala Marien Calixte – Sesc Glória
– Mostra A Cinemateca é Brasileira 
Marte Um (Gabriel Martins, FIC, 2022)
16h –Sala Cariê Lindenberg – Sesc Glória
– 7ª Mostra Nacional de Videoclipes
Memórias de um Carnaval Perdido, de Gui Campos. Artista: Saci Wèrè – Distrito Federal
Do Outro Lado da Rua, de Thiago Barba. Artista: Thiago Barba – Santa Catarina
Horizonte, de Mooluscos. Artista: Uiu Lopes – São Paulo
A Dança do Caos, de Vito Quintans Artista: Sargaço Nightclub – Pernambuco
Cornélios, Hecthor Murilo e Patrick Gomes. Artista: Gastação Infinita – Espírito Santo
Copo de Silêncio, de Farofa Sintética. Artista: Sandyalê – Sergipe
La Biquera, de Garibaldi e Antonio Miano. Artista: Garibaldi – São Paulo
Santa Fera, de Rodrigo Urbano e Isadora Maia. Artista: Duda Hissa, Duda Brack – São Paulo
OFELIA, de Leila Monségur e Cris Rangel. Artista: Bel Aurora – São Paulo
Mandaram Me Buscar, de Perseu Azul Safi. Artista: Pacha Ana – Mato Grosso
Miqueísmo, de Miquéias Gonçalves (MiQ). Artista: MiQ part. Naomhi – Espírito Santo
Destino, de Marvin Pereira e Sued Nunes. Artista: Sued Nunes – Bahia
Manifesto , de W.I. e V.G.. Artista: W.I. part. V.G. – Espírito Santo
Timon, Papel e Letra, de Renata Fortes. Artista: Jaísa Caldas – Maranhão
Quem é Teu Baby?, de Lucas Paz. Artista: Leopold Nunan part. Sonia Santos e Ana Gazzola – Ceará
Milico, de Gabriel Albuquerque. Artista: Mukeka Di Rato – Espírito Santo
19h – Teatro Glória – Sesc Glória
– 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Big Bang (Carlos Segundo, FIC, RN/MG)
Lugar de Ladson (Rogério Borges, DOC, SP)
De Onde Nasce o Sol (Gabriele Stein, FIC, ES)
Cama Vazia (Fábio Rogério e Jean-Claude Bernadet, DOC, SP)
A Última Vez que Ouvi Deus Chorar (Marco Antonio Pereira, EXP, MG)
– 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Toda Noite Estarei Lá (Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, DOC, ES)