As mulheres são maioria na 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que acontece de 18 a 22 de setembro, sempre às 19 horas, no Teatro Glória, como parte da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória. Dos cinco filmes selecionados para a janela competitiva, quatro são dirigidos por realizadoras. A seleção foi realizada por Leila Bourdoukan, produtora cultural e jornalista, e Gilberto Alexandre Sobrinho, pesquisador em cinema e professor no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Os filmes que compõem a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas são Incompatível Com a Vida, de Eliza Capai; Jovem que Desceu do Norte, de Ana Teixeira; Porto Príncipe, de Maria Emília Azevedo; Represa, de Diego Hoefel; e Toda Noite Estarei Lá, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin. “Os cinco filmes têm em comum o Feminino. Atrás das câmeras (e no caso da Eliza, à frente também), cinco diretoras e um diretor mostram que este tempo em que estamos vivendo é outro, em que mulheres emergem de um papel secundário de séculos, e encontram seu espaço em todos os lugares. À frente destes filmes, temos mulheres questionadoras, solidárias, amorosas, preocupadas”, pontuou a dupla de curadores.
Segundo a Comissão de Seleção, a dimensão territorial foi um fator norteador para a seleção dos filmes desta edição. “Fomos construindo uma seleção que costurasse encontros, memórias, resistências e afetos na lide com as relações mais aproximadas das personagens consigo mesmas, até a dimensão do estranhamento maior, quando o estrangeiro/migrante tenta reconstruir sua vida em outro lugar. Os filmes, assim, oferecem-se como narrativas sobre os significados ou as ressignificações do território, seja o próprio corpo ou mesmo uma extensão de terras que dispara noções de poder, controle ou pertencimento”.
Os longas que serão exibidos na mostra concorrem ao Troféu Vitória em sete categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).