13ª Mostra Quatro Estações propõe um olhar sobre temáticas da diversidade sexual no audiovisual brasileiro

Tendo a diversidade sexual como temática, a Mostra Quatro Estações realiza sua 13ª edição na programação do 30º Festival de Cinema de Vitória. A exibição acontece na sábado, dia 23 de setembro, às 15 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. A janela de exibição tem o objetivo de potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAP+, exibindo produções que expressam as múltiplas identidades sexuais existentes.

A Comissão de Seleção, formada pela cineasta e produtora, Flavia Candida; pelo cineasta, curador, escritor e pesquisador Erly Vieira Jr; e pelo mestrando em cinema e artes, Waldir Segundo; norteou a escolha dos curtas-metragens a partir dos desejos, debates e desdobramentos propostos pela comunidade LGBTQIAP+. 

“Muitas são as temáticas, mas os novos ventos que sopram por todo o país parecem apontar para a retomada de um desejo de liberdade, que em muitos momentos das últimas décadas norteou essa vertente da produção audiovisual brasileira. Aqui, neste conjunto de filmes, essa liberdade é experimentada a partir da potência de vários encontros, cada qual com algo de único e especial. Esse desejo imprime-se em corpas, corpes e corpos que sempre transbordam, por não caberem em si e muito menos na heteronorma”, explicou Erly Vieira Jr.

O público vai poder conferir cinco curtas-metragens. São eles: Ferro’s Bar, de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros; A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno; Entrelaços, de Giulia Tomasini e Marina Pessato, Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli; Casa de Bonecas, de George Pedrosa.

As produções concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular). A entrada para a 13ª Mostra Quatro Estações é gratuita. Os ingressos para a sessão estarão disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA 
18 a 23 de setembro 
13ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES
23 de setembro, sábado, 15 horas 
Sala Cariê Lindenberg, Sesc Glória

Ferro’s Bar
Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros
[DOC, 24’, SP, 2023]
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: A partir dos relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, no fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, descobrimos um pouco da vida das lésbicas durante a ditadura militar, no centro de São Paulo. Somos conduzidas a um episódio importante no processo de formação do movimento de lésbicas brasileiro, o “Levante do Ferro’s Bar”, também conhecido como o “Stonewall brasileiro”. Se, ignorando as recomendações da Comissão Nacional da Verdade, o Ferro’s jamais foi transformado em espaço de memória, o filme pretende instituí-lo simbolicamente, sem apagar as suas contradições.

A Menina Atrás do Espelho
Iuri Moreno
[ANI, 12’, GO, 2022]
Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Trancada em seu próprio quarto, uma menina transgênero encontra atrás do espelho uma nova realidade onde ela é livre para ser quem é ou quiser ser.

Entrelaços
Giulia Tomasini e Marina Pessato
[FIC, 13’, RS, 2022]
Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: No ócio de uma tarde de verão no interior, Manu encontra um respiro para seus dilemas da pré-adolescência em uma relação que supera a amizade. 

Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo
Renato Sircilli
[FIC, 24’, SP, 2023]
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para Alberto lhe garante uma renda extra, mas também carinho, ainda que Jorge não se lembre mais como é o som de seu próprio prazer.

Casa de Bonecas 
George Pedrosa
[FIC, 15’, MA, 2023]
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Nós, três profetas imateriais de rosa que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios. Sempre estaremos dentro do coração um do outro. Dia após dia, nós mudamos e ficamos muito mais fortes.