27ª Mostra Nacional de Curtas joga luz sobre os múltiplos Brasis a partir da potência criativa dos realizadores brasileiros no 30º Festival de Cinema de Vitória
Recados inquietos vindos de múltiplos Brasis. Desta forma, com um olhar que destaca a pluralidade de narrativas vindas de várias regiões brasileiras, que a curadoria da 27ª Mostra Nacional de Curtas define a seleção de filmes que compõem a janela audiovisual, que acontece de 19 a 22 de setembro, sempre às 19 horas, no Teatro Glória, no Sesc Glória, e integra a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória.
A Comissão de Seleçãocontou com a cineasta e produtora, Flavia Candida; o cineasta, curador, escritor e pesquisador Erly Vieira Jr; e mestrando em cinema e artes, Waldir Segundo. Erly destacou como o audiovisual reflete os desejos e inquietações atuais. “Uma nação, formada de muitos Brasis diferentes e que, mesmo diante de tantas convulsões e tormentas atravessadas nos últimos anos, permanece repleta de desejos de incessante reinvenção: é isso que, a cada ano, a Mostra Competitiva Nacional de Curtas busca trazer em sua seleção”.
Em quase duas dezenas de curtas, vemos a potência criativa de realizadoras e realizadores brasileiros. “São dezesseis inesquecíveis viagens de curta duração, que nos transportam para novos e riquíssimos universos: algo que o cinema brasileiro de curta-metragem sempre soube oferecer, e a cada ano o faz de forma mais aguçada”. Os filmes selecionados são A Última Vez que Ouvi Deus Chorar, de Marco Antonio Pereira; Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro; Big Bang, de Carlos Segundo; Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet; Cósmica, de Ana Bárbara Ramos;De Onde Nasce o Sol, de Gabriele Stein; Deixa, de Mariana Jaspe;E Nada Mais Disse, de Julia Menna Barreto; Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles;Lugar de Ladson, de Rogério Borges; Mãri Hi – A Árvore do Sonho, de Morzaniel Ɨramari; O Último Rock, de Diego de Jesus; Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot; Ramal, de Higor Gomes; Remendo, de Roger Ghil; e Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades.
Os longas que serão exibidos na 27ª Mostra Competitiva Nacional de Longas concorrem ao Troféu Vitóriaem sete categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA 18 a 23 de setembro de 2023
27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas 19 a 22 de setembro, às 19 horas Teatro Glória, Sesc Glória
Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo Guilherme Xavier Ribeiro [FIC, 14’, SP, 2022] Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Na periferia do interior profundo brasileiro, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora.
E Nada Mais Disse Julia Menna Barreto [DOC, 19’, RJ, 2022] Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Recontar a história da morte do meu pai é uma tentativa de preencher um espaço repleto de lacunas, povoar um lugar insubstituível, dizer o indizível.
O Último Rock Diego de Jesus [FIC, 24’, ES, 2023] Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Jovens se reúnem para uma festa antes de entrarem em lockdown por causa da Covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.
Big Bang Carlos Segundo [FIC, 14’, MG, 2022] Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Chico ganha sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido ao seu tamanho. Face a um sistema que o exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.
Lugar de Ladson Rogério Borges [FIC, 21’, SP, 2022] Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Enquanto o país passa por um genocídio, Ladson, um garoto cego que não sai de casa há muito tempo, usa seu celular para conseguir um encontro amoroso.
De Onde Nasce o Sol Gabriele Stein [FIC, 19’, ES, 2023] Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Como em um rito de passagem, um rio leva três amigos para habitar uma outra esfera que não a da concretude do nosso tempo.
Cama Vazia Fábio Rogério e Jean-Claude Bernadet [DOC, 6’, SP, 2023] Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.
A Última Vez Que Ouvi Deus Chorar Marco Antonio Pereira [EXP, 18’, MG, 2023] Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Maria não suporta as injustiças do mundo.
Remendo Roger Ghil [FIC, 20’, ES, 2023] Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?
Mãri Hi – A Árvore do Sonho Morzaniel Ɨramari [DOC, 17’, RR, 2023] Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Quando as flores da árvore Mãri desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.
Sinopse: Crianças guardiãs, uni-vos! A Terra precisa de nossa ajuda para resolver um problema que não inventamos. Acho que a emergência climática não pode ficar somente nas mãos dos adultos.
Teatro de Máscaras Eduardo Ades [FIC, 22’, RJ, 2022] Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Sara, uma mulher aficionada por teatro, começa a vivenciar episódios de confusão mental. Nesta fase difícil da vida, ela recorre às memórias das peças a que assistiu.
Sinopse: Jovens se encontram durante a tarde, diminuem a marcha e jogam o corpo para trás.
Procuro teu Auxílio para Enterrar um Homem Anderson Bardot [FIC, 21’, ES, 2023] Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Brasil, 1870. Gita é uma mulher trans, destinada a morrer ou a sofrer as consequências de suas tradições ciganas. O Soldado está destinado a cumprir e a servir as leis injustas de seu país. A Mulher de Preto precisa salvar o seu filho das garras do Império Brasileiro. A Criança disse que o amor, a maior lei universal, tem no seu destino a quebra do ciclo de todas as tragédias.
Escasso Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles [FIC, 15’, RJ, 2022] Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Um mockumentary político que nunca fala de política. Um filme excessivo, verborrágico, faminto e cômico. “Escasso” acompanha Rose, uma passeadora profissional de pets que apresenta sua nova casa para uma equipe documental enquanto celebra a realização de um sonho: o da casa própria, mesmo que invadida. Enquanto diz cuidar do imóvel e aguardar o retorno da proprietária, a nova “inquilina” cria intimidade com a casa, assumindo um estado de paixão pela dona ausente.