23º Festivalzinho de Cinema de Vitória promove o encontro entre o público infantojuvenil e o universo audiovisual

O 23º Festivalzinho de Cinema de Vitória tem como foco promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes. As exibições acontecem nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2023. São dez sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A programação apresenta sete curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: Amei te Ver, de Ricardo Garcia; Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; O Passarinho Menino, de Ursula Dart; Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; e Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante. Fora de competição, o público mirim também vai conferir a animação Maréu, de Nicole Schlegel, curta-metragem premiado na Chamada Petrobras Cultural 2020. A coordenação e curadoria da mostra são de Rosemeri Barbosa.

O público principal desta edição são os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Barbosa Quitiba, em Cariacica; Professora Juraci Machado, em Serra; e Francelino Carneiro Setúbal, em Vila Velha. Entre as instituições municipais de ensino estão a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Senador João de Medeiros Calmon e a Unidade Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (UMEFTI) Professor Rubens José Vervloet Gomes, ambas em Vila Velha; e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Alberto de Almeida, Tancredo Neves de Almeida, Mauro Braga, Eliane Rodrigues dos Santos e Francisco Lacerda de Aguiar, além do Projeto Piedade, todos do município de Vitória. Ao todo serão atendidos aproximadamente 2500 alunos.

Ao longo de mais de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória contabiliza quase 170 sessões, que alcançaram um público de aproximadamente 60 mil crianças de dezenas de escolas do Espírito Santo. 

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18  a 23 de setembro 

23º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA
18 a 22 de setembro 
Cine Metrópolis, Ufes

Amei Te Ver
Ricardo Garcia
[FIC, 15’, SP, 2022]
Sinopse: Um garotinho surdo se apaixona por uma garota cega. Ele precisa descobrir como se comunicar com ela enquanto descobre a percepção do mundo que a cerca.

Super-heróis 
Rafael de Andrade
[FIC, 12’, DF, 2022]
Sinopse: Os super-heróis famosos se ocupam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Heróis anônimos podem estar mais perto do que imaginamos e, neste divertido filme, eles serão revelados.

Ciranda Feiticeira 
Lula Gonzaga e Tiago Delácio
[ANI, 8’, PE, 2023]
Sinopse: Janaina compartilha com sua mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonho, poesia e música.

O Passarinho Menino 
Ursula Dart
[FIC, 15’, ES, 2023]
Sinopse: Leozinho reinventa o legado de seu avô Juvenal, a liberdade.

Anacleto, o balão
Carol Sakura e Walkir Fernandes
[ANI, 12’, PR, 2023]
Sinopse: Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festas e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. O balão Anacleto gosta de dar sustos.

Ela Mora Logo Ali
Fabiano Barros e Rafael Rogante
[FIC, 16’, RO, 2022]
Sinopse: Uma humilde ambulante, vendedora de bananas fritas de uma cidade da região da floresta amazônica, tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho.

Fora de Competição
Maréu 
Nicole Schlegel
[ANI, 11’, RJ, 2023]
Sinopse: Maréu tem uma concha do mar bem grande e só consegue dormir com ela ao ouvido. Quando a concha cai e quebra, a criança busca ajuda do Mar e do Céu para reencontrar o som das ondas e voltar a dormir.