Um filme sobre a amizade sincera entre duas pessoas de culturas diferentes, mas que compartilham sentimentos e ideias comuns. O longa-metragem Porto Príncipe, de Maria Emília Azevedo, compõe a 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.
A ideia do filme surgiu da observação de grupos de haitianos em um bairro de Santa Catarina, onde a diretora e o roteirista, Marcelo Esteves, moravam. Em um período de grande imigração de haitianos para o Brasil, muitos escolhiam as cidades no estado de colonização essencialmente alemã, italiana, pomerana e outras. Curiosos, a dupla tentava imaginar como seria a relação entre estas pessoas de origem cultural tão diversa.
“Era passado o avassalador terremoto de 2010 e números significativos de haitianos chegavam a Santa Catarina. Observamos intrigados que, o grupo, o qual encontrávamos em alguns horários no terminal de ônibus era tornado invisível durante o cotidiano deste bairro. Eram somente em alguns horários e, sempre no terminal de ônibus que os víamos. Não nas ruas, lojas, bares ou mercados. Isto aguçou a nossa curiosidade e imaginação”, compartilhou Maria Emilia.
A história pretende sensibilizar os espectadores sobre a situação dos imigrantes haitianos que procuram o Brasil como opção de qualidade de vida. É um olhar em relação à falta de acolhimento e a forma como essas pessoas são ignoradas, violentadas e banidas de várias formas.
A diretora comentou sobre a reação da equipe ao receber a notícia da seleção no 30º Festival de Cinema de Vitória: “Por ser o Festival de Cinema de Vitória uma referência no Brasil, recebemos a notícia da participação de Porto Príncipe com muita surpresa e extrema satisfação. Estamos orgulhosos da exibição de Porto Príncipe na tela do 30º Festival de Cinema de Vitória.”, concluiu.
Porto Príncipe concorre ao Troféu Vitória em oito categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).