Um filme sobre pertencimento e memória. O longa-metragem Represa, de Diego Hoefel, faz parte da 13ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.
O longa surgiu de uma pesquisa realizada entre as ruínas de Jaguaribara, uma cidade submersa, e na cidade planejada, que foi construída a alguns quilômetros dali. Essa cidade nova foi feita para acomodar os habitantes da antiga localidade, hoje coberta pelas águas de uma represa. A região, no interior do Ceará, foi visitada muitas vezes pela equipe. “Conhecemos muitas pessoas, visitamos diversos lugares, ouvimos histórias. O roteiro foi sendo construído a partir desses encontros e de um desejo de discutir as violências sofridas a partir da chegada de pessoas que vão para ali sem perceber as sutilezas do modo específico de vida da população local” explicou o diretor.
Segundo Diego, a obra também aborda questões do sertão contemporâneo, diferente de narrativas predominantes sobre a região. “Também queríamos falar de um sertão contemporâneo, queer, distante da imaginação de um Brasil profundo, muitas vezes representado no cinema. É o somatório desses desejos que vai aos poucos moldando o filme.“, compartilhou.
Hoefel também comentou sobre as expectativas para a exibição do longa no 30º Festival de Cinema de Vitória. “Fiquei muito feliz. Eu participei do festival duas vezes com meus curtas. Estou muito interessado em perceber como o filme vai chegar nas pessoas e que tipo de conversa surgirá no debate”.
Represa concorre ao Troféu Vitória em oito categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).