Curta “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” aborda relação do povo Yanomami com os sonhos

O xamã e liderança Yanomami Davi Kopenawa conversa sobre a relação do seu povo com os sonhos, em sua própria língua. O filme Mãri Hi – A Árvore do Sonho, de Morzaniel Ɨramari, faz parte da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.

O curta-metragem é composto de imagens da floresta e do povo indígena, guiadas pela voz do xamã, que compartilha a sabedoria, os fazeres e as crenças da comunidade.  “O filme fala em nome do povo yanomami, mostra a realidade do que fazemos, de como nos alimentamos, como fazemos nossas festas culturais, e falamos sobre a relação dos yanomamis, o que está acontecendo na reserva yanomami, quais os problemas. O filme mostra o caminho dos sonhos do yanomami”, afirmou o diretor. 

Morzaniel  Ɨramari comentou sobre seu desejo de que o público conheça e compreenda melhor sua cultura: “Eu penso, será que eles vão gostar? Será que eles vão entender o filme? Será que eles vão conseguir entender como é o sonho dos yanomami? Espero que eles entendam!”, concluiu.

O curta-metragem Mãri Hi – A Árvore do Sonho concorre ao Troféu Vitória em oito categorias:  Melhor Filme (Júri Técnico),  Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 a 23 de setembro

27ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
19 a 22 de setembro
Teatro Glória, Sesc Glória
MÃRI HI – A ÁRVORE DO SONHO
Morzaniel Ɨramari
[DOC, Cor, 17’, RR, 2022]
Sinopse: Quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.