Curta-metragem “O Último Rock” conta a história do último encontro de um grupo de amigos antes da pandemia

Antes do agravamento da pandemia, um grupo de amigos organizou um último rock e conversaram sobre assuntos corriqueiros, ainda sem entender o que estava por vir. O curta capixaba O Último Rock, de Diego de Jesus, faz parte da 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.

O filme surgiu das reflexões e inseguranças do diretor durante o período mais duro de lockdown. Como muitos outros, passou a questionar o seu presente e o futuro diante de toda a nova conjuntura. “Pessoalmente, acho que os jovens negros do Brasil passaram e ainda passam momentos muitos difíceis com essa falta de perspectivas futura, com retrocessos políticos e sociais. No meio disso tudo ainda veio uma pandemia e uma reclusão necessária, mas muito dolorosa. O curta vem dessas questões”, explicou ele. 

Segundo Diego, o set de O Último Rock foi tranquilo de se trabalhar, embora seja um elenco jovem e com pouca experiência no cinema, todos mostraram-se muito talentosos e maduros durante o processo. “Acho que o Espírito Santo tem neste momento uma juventude negra artística muito potente, criativa, performática e inquieta com as coisas. Fizemos um desenho de produção bem coletivo, aproveitando o máximo de cada um. Aprendi bastante com o elenco e com a equipe de produção durante todo o processo”.

Ao ser perguntado sobre a seleção do filme para o 30º Festival de Cinema de Vitória, o diretor afirmou estar muito feliz por exibir seu trabalho no seu Estado. “Tenho um sentimento de alegria de finalmente poder exibir o filme em casa. O filme estreou na Mostra de Tiradentes em janeiro e passou em outros festivais neste meio tempo, mas é sempre especial finalmente poder exibir em casa.”

O Último Rock concorre ao Troféu Vitória em oito categorias:  Melhor Filme (Júri Técnico),  Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.

O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

30º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
18 a 23 de setembro


27ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
19 a 22 de setembro
Teatro Glória, Sesc Glória
O Último Rock
Diego de Jesus
[FIC, Cor, DCP, 24’, ES, 2023]
Sinopse: Jovens se reúnem para uma festa antes de entrarem em lockdown por causa da covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.