Luquinha está saudoso em relação ao passado no campo, então decide comprar uma égua e criá-la nas margens da cidade, mas ela sempre foge. Esse é o ponto de partida do curta-metragem Ainda Restarão Robôs Nas Ruas Do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro. A obra integra a 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes.
O filme é baseado na história real de Luquinha, um morador do Jardim Santa Clara, na periferia de Assis, em São Paulo. Como tantos moradores da comunidade, ele foi empurrado da roça para a periferia urbana a partir da concentração de terras e mecanização das lavouras. “Falamos de um lugar com raro acesso às referências cinematográficas, e uma série de contradições que vêm desse caldo de monocultura, província, periferia, apagamentos diversos e, principalmente, invisibilidade. A condição de estar nas margens, um lugar invisível para os grandes centros e para o próprio cinema, acabou nos reservando um universo estético e temático praticamente inédito”, comenta o diretor.
Guilherme também compartilhou sobre como estão as expectativas para participar do 30º Festival de Cinema de Vitória: “A expectativa é de um encontro caloroso com o público de Vitória. Que as pessoas se conectem com o Interior Profundo, e sejam afetadas pelo filme de alguma forma, mesmo sendo de tão longe”.
Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo está concorrendo ao Troféu Vitória em oito categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).