Um filme sobre mulheres que ficam. É assim que Marina Jaspe define Deixa, seu curta-metragem que integra a 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 30º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis, na Ufes. O evento conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
A inspiração de Mariana veio de sua própria avó, que veio do interior da Bahia passar uns dias em sua casa, em Salvador, quando ela ainda era uma criança. “Eu vi nela, ali, uma felicidade que nunca havia visto. Com a inocência, e a inconveniência, de uma criança perguntei porque não se separava do meu avô e a resposta dela me marcou profundamente, ela disse: Você não entenderia. Sem entender, fiquei com essa sentença na cabeça por mais de duas décadas até que, ainda sem resposta, decidi fazer esse filme. Um filme justamente sobre mulheres que ficam”, compartilhou a diretora.
Em 2018, o primeiro curta-metragem da diretora, Carne, foi selecionado para o 25º Festival de Vitória. A diretora compartilhou sobre qual foi a sensação de ter mais um filme selecionado, desta vez para a 30ª edição do festival. “É uma honra voltar a este lugar, com este filme e neste momento. Estamos todos, a equipe inteira, muito emocionados”, disse Jaspe que complementou: “Minha grande expectativa é que o público seja tocado por essa história, pelas possibilidades e imaginários que ela traz e por um elenco tão especial: Zezé Motta, Dan Ferreira, Jéssica Ellen, Wilson Rabelo e Daniel de Souza”.
Deixa está concorrendo ao Troféu Vitória em oito categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 30⁰ Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Canal Brasil, do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. Conta também com o patrocínio institucional do Banestes. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).