Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória: veja a programação no quarto dia de evento

O penúltimo dia da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória segue com uma programação intensa para os apaixonados por audiovisual. As sessões, que apresentam um recorte da produção contemporânea do cinema brasileiro a partir dos filmes que foram exibidos no FCV, são uma oportunidade de conferir na tela grande trabalhos importantes para a produção cultural brasileira. 

As exibições começam às 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória, com a Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, que exibe uma seleção plural do formato cinematográfico que faz parte das três décadas de história do Festival de Cinema de Vitória.  O curta que abre a sessão é Quinze, de Maurílio Martins (2014, MG), que conta a história de uma mãe solteira que não mede esforços para  realizar a festa de 15 anos da filha. Virgindade, de Chico Lacerda (2014, PE), um filme-ensaio sobre as descobertas da sexualidade. A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus (2016, CE), parte das lembranças fotográficas para criar uma narrativa que borra as fronteiras entre realidade e memória, documentário e ficção. Perifericu, de Rosa Caldeira, Vita Pereira, Sthefanny Fernanda e Nay Mendl (2020, SP), joga luz sobre os sonhos e incertezas que inundam as existências da juventude LGBTQIAP+.

Depois, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, acontece a Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, que irá exibir o curta-metragem A Cor do Fogo e a Cor da Cinza, de André Félix (2014, ES), que conta a história de Wagner, que desde o 7 anos de idade, é proprietário da Rede Metror, um canal de televisão feito de papel e lápis de cor. Na sequência, o público confere Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens que irá exibir Ela Volta na Quinta (foto), André Novais Oliveira (2014, MG). O filme nos apresenta Maria José e Norberto, um casal de idosos, que está em crise no casamento que já dura 38 anos. 

Toda programação é gratuita. Os ingressos para a entrada são liberados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Sesc Glória. 

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
Dia 17 de Junho
Sábado
14h – Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens – Sala Marien Calixte – Sesc Glória  Classificação Indicativa: 16 anos
Quinze, de Maurílio Martins (2014, 26 min, FIC, MG)
Virgindade, de Chico Lacerda (2014, 16 min, FIC, PE)
A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus (2016, 25 min, FIC, CE)
Perifericu, de Rosa Caldeira, Vita Pereira, Sthefanny Fernanda e Nay Mendl (2020, 20 min, FIC, SP)
19h Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 10 Anos
A Cor do Fogo e a Cor da Cinza, de André Félix (2014, 25 min, DOC, ES)

Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens –
Teatro Glória – Sesc Glória
Classificação Indicativa: 12 anos
Ela Volta na Quinta, André Novais Oliveira (2014, 108 min, FIC, MG)