Diretores do doc Perto da Minha Casa falam sobre a reexibição do filme na Mostra Comemorativa 30 Anos do FCV

O documentário Perto da Minha Casa, de Diego Locatelli e Carol Covre foi exibido originalmente na 20ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), em 2013, e será exibido dentro da programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 14 a 18 de junho de 2023, e traz uma programação que apresenta um panorama do cinema brasileiro a partir da história do festival. 

Os dois diretores de Perto da Minha Casa foram alunos da primeira turma do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes e o curta foi realizado enquanto os dois ainda eram graduandos. A participação do filme foi “Por isso ser selecionado, ter o nosso filme passando em uma tela enorme e acabar ganhando prêmios, penso que nos fez acreditar ainda mais que aquele era um caminho possível”, diz Diego Locatelli. “ Lembro da experiência de assistirmos juntos – no telão – imagens do Vale Encantado, as mesmas ruas onde as cenas acontecem, fazem parte da minha vida e da vida de cada personagem do filme. Isso foi importante para firmar o trabalho que passei a desenvolver nesse mesmo lugar, com o cinema”, conta Carol Covre.

Eles ressaltam a importância dos festivais de cinema enquanto importantes ferramentas para a difusão do cinema brasileiro. “O cinema nos permite acessar diferentes realidades e pontos de vistas sobre os mais diversos temas e lugares do mundo, e os festivais são uma importante janela para nós realizadores. Os festivais também são importantes espaços de conexão entre público e realizadores, e também de conexão entre os próprios realizadores de diferentes lugares”, afirma Covre. “Para existir um festival e ele firmar-se em uma agenda nacional e/ou local precisa que haja diversas movimentações entre os agentes que compõem a esteira de realização, distribuição, captação de recursos e consumo. Por isso, o fato de existir um festival é uma vitória coletiva e estar nele sentindo isso e se identificando é uma força motora que com certeza motiva toda a cultura nacional”, diz Locatelli.

Carol e Diego também consideram positivas as transformações que a produção audiovisual brasileira vivenciou nas últimas três décadas: “São muitas mudanças significativas e importantes nessas três décadas. Acredito que a principal delas foi o aumento da produção a partir do acesso às câmeras de vídeo, e também o aumento das produções fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, o que trouxe novas narrativas, outros personagens e pontos de vistas para as produções”, diz Covre. “Aliado a isso a possibilidade que os editais locais de cultura criaram para a realização de produtos culturais na área de cinema e vídeo foram abrangentes para se criar uma ideia de mercado, que fomentava o debate teórico, estético e a necessidade de criar profissionais técnicos no mercado”, completa Locatelli.

O filme Perto da Minha Casa será exibido dentro da programação da Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, no dia 18 de junho, domingo, às 19 horas, no Sesc Glória.

MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS

Contar a história das três décadas de existência do Festival de Cinema de Vitória por meio do seu principal produto: os filmes. Essa é a proposta da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que promove sessões que apresentam um recorte simbólico do audiovisual brasileiro a partir dos filmes que foram exibidos no FCV.    

No Sesc Glória, de 14 a 18 de junho, serão exibidos 25 curtas e cinco longas-metragens divididos em três janelas de exibição: Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil; Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, cinco importantes longas que trazem um recorte da produção autoral brasileira; Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas. 

Na quinta-feira (15), também no Sesc Glória, acontece a Cerimônia de Homenagem ao ator Marcos Palmeira, que receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira.  Na sexta-feira (16), no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira. 

O público infantojuvenil também vai poder conferir uma seleção especial na Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória, com filmes que fizeram história em mais de duas décadas da janela audiovisual. As sessões acontecem na Universidade Federal do Espírito Santo UFES, e são voltadas para os alunos das escolas públicas da Grande Vitória. 

Toda a programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória é gratuita. 

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).