Em três décadas de história, o documentário é um gênero constante nas sessões do Festival de Cinema de Vitória (FCV). E na programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 14 a 18 de junho, no Sesc Glória, e apresenta um panorama do cinema brasileiro a partir da história do festival, não será diferente.
Um dos filmes selecionados para essas sessões retrospectivas é o curta-metragem Praça Walt Disney, de de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, originalmente exibido no 18º Festival de Cinema de Vitória, no ano de 2011, e recebeu mais de 50 prêmios em diversos festivais pelo mundo. “Achamos que o filme continua muito atual”, pontuam os diretores. “É um documentário quase-musical que faz um recorte geográfico, urbanístico e político de um bairro litorâneo do Recife, que de alguma maneira foi (e é) compreendido em todo o mundo”.
Olhando em perspectiva para os últimos 30 anos do cinema brasileiro, a dupla acredita que o audiovisual brasileiro cresceu mesmo com inúmeros percalços no caminho. “O cinema brasileiro cresceu muito em todas as direções, sejam elas artísticas, culturais e (principalmente) políticas. A diversidade que temos hoje, com filmes que retratam maiorias tradicionalmente excluídas e minorias secularmente invisibilizadas, é resultado direto de lutas políticas que hoje se afirmam e ampliam cada vez mais esse espectro”.
Para Renata e Sérgio, a existência dos festivais de cinema é de “extrema importância!” tanto para o fomento como para a troca entre o público e quem produz audiovisual no Brasil. “No nosso caso em particular foi e é essencial. Festivais são faróis que sinalizam e possibilitam encontros de vários profissionais que fazem de fato o audiovisual brasileiro acontecer”.
A expectativa para a participação na Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória é repleta de afetividade. “Ficamos bem felizes com a lembrança e já bem ansiosos para participar desse festival que foi tão importante nas nossas trajetórias. A nossa expectativa para a exibição no Fest Vitória é bem afetiva pois consideramos esse festival um marco para muitos cineastas que começaram suas carreiras apresentando curtas-metragens”.
O filme Praça Walt Disney será exibido dentro da programação da Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, no dia 15 de junho, quinta-feira, às 14 horas, no Sesc Glória.
MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS
Contar a história das três décadas de existência do Festival de Cinema de Vitória por meio do seu principal produto: os filmes. Essa é a proposta da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que promove sessões que apresentam um recorte simbólico do audiovisual brasileiro a partir dos filmes que foram exibidos no FCV.
No Sesc Glória, de 14 a 18 de junho, serão exibidos 25 curtas e cinco longas-metragens divididos em três janelas de exibição: Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil; Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, cinco importantes longas que trazem um recorte da produção autoral brasileira; Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas.
Na quinta-feira (15), também no Sesc Glória, acontece a Cerimônia de Homenagem ao ator Marcos Palmeira, que receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira. Na sexta-feira (16), no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira.
O público infantojuvenil também vai poder conferir uma seleção especial na Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória, com filmes que fizeram história em mais de duas décadas da janela audiovisual. As sessões acontecem na Universidade Federal do Espírito Santo UFES, e são voltadas para os alunos das escolas públicas da Grande Vitória.
Toda a programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória é gratuita.
A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).