Foram três semanas de luz, câmera e ação! Além de noções de roteiro, como manusear uma câmera, a captação de som e o processo de criação de um curta-metragem de ficção. Assim foram as três semanas do Laboratório de Formação em Cinema, que durante o mês de março percorreu os municípios de João Neiva, Serra e finalizou as atividades em Cariacica, no bairro Flexal II.
De 27 a 31 de março a turma de alunos, formada por 20 participantes, se reuniu no Aprender Cultura e recebeu conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema.
Para Emmily Kévellyn, 20 anos, a formação foi uma oportunidade de aprendizado no audivoisual. “Eu estou achando muito interessante. Está sendo uma experiência muito boa porque eu gosto de cinema. Posso ficar atrás das câmeras, ganhar mais experiência e fazer duas coisas que gosto ao mesmo tempo: trabalhar com audiovisual e atuar”, afirmou a jovem que trabalha em uma startup de comunicação e economia criativa.
Lucas Raposo, 19 anos, afirmou que tem o desejo de trabalhar com audiovisual e que o processo de aprendizagem está sendo importante para ampliar seus conhecimentos. “Estou aprendendo a escrever, como fazer cenas. Isso é extremamente importante. Ainda mais pra mim que quero trabalhar com audiovisual. Está sendo fantástico. Eu estou achando simplesmente incrível conhecer novas pessoas e fazer parte disso tudo”.
Curta-metragem
Depois da parte teórica, os alunos partiram para a parte prática do Laboratório de Formação em Cinema, e filmaram o curta-metragem O Corre. O filme contou com a direção coletiva dos integrantes do laboratório, que também se dividiram em outras funções da produção. O resultado será exibido durante a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece no mês de junho, na cidade de Vitória.
Laboratório
Abrindo o calendário de comemorações dos 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, a primeira ação foi o Laboratório de Formação em Cinema, que tem o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento na área do audiovisual. Ministrada pelo diretor e produtor Bernard Lessa, a atividade foi direcionada para pessoas acima de 16 anos e aconteceu nas cidades de João Neiva (de 13 a 17 de março), de Serra (de 20 a 24 de março) e Cariacica (de 27 a 31 de março). Cada cidade recebeu a atividade por uma semana com turmas formadas por 20 participantes.
Uma janela de 30 anos para o cinema brasileiro
Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 19 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.
A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).