Júri Oficial

26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas / 11ª Mostra Foco Capixaba

Alexandre Soares Taquary

Curador, roteirista e produtor audiovisual. É idealizador, diretor artístico e realizador dos festivais Curta Taquary, Poesia na Tela e Criancine. Estudou “Guión cinematográfico” e “Curadoria, gestão e network de festivais de cinema” na EICTV (Cuba). Atua no audiovisual desde 2005 na formação, difusão e produção de obras de curtas, longas e produtos para TV. Produziu obras exibidas em 100 festivais e mostras nacionais e internacionais, entre elas: Cannes, Biarritz (França), Busan (Coréia do Sul), Havana (Cuba), Brasília (DF) e Tiradentes (MG).

Colaborou com a curadoria dos festivais internacionais: Thessaloniki LGBTQIFF (Grécia), LABRFF (EUA), Hacelo Corto (Argentina), Antofadocs e Muestra Polo Sur (Chile). Atualmente está na produção do longa-metragem escrito e dirigido por Eduardo Morotó “Irmãos Caraíba”.

Viviane Pistache

Roteirista e crítica de cinema com passagem pelo departamento de desenvolvimento de roteiros da O2 Filmes. Doutoranda em Psicologia e Cinema pela USP. Graduada em Psicologia pela UFMG. Formada em Roteiro e Direção pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo AIC/SP.

Leandra Moreira

Assinando a produção da maior parte dos projetos da 55 CINE, Leandra Moreira tem mais de 20 anos de experiência em produção audiovisual. Já produziu três séries de TV (“Raízes” e “Somos Capixabas”, para a TV Gazeta, e “Insônia” para o Canal Brasil), uma websérie – “Além de Divas”, um podcast – “Musica degenerativa no ES”, oito curtas de ficção, cinco documentários e mais de 60 comerciais/institucionais. Atuou como presidente da ABD Capixaba na gestão 2017/2019 e compõe hoje o Conselho de Cultura do Estado do Espírito Santo, na Câmara do Audiovisual. Leandra cursou disciplinas do Mestrado em Cinema na ECA/USP, cursou graduação em Artes Plásticas, Publicidade e Jornalismo na UFES, Gestão Cultural na ENAP, em Brasília, e fez o curso Política e Gestão Cultural – Programa de Capacitação em Projetos Culturais do MinC.

12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas    

Cavi Borges

Diretor e produtor do Rio de Janeiro. Como produtor, já fez 350 filmes entre curtas, longas e séries de TV. Como diretor, fez 14 longas e 43 curtas, ganhando 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais. À frente da CAVIDEO, tornou-se referência do cinema independente carioca.

Sabrina Fidalgo

Roteirista e cineasta carioca. Realizou os curtas “Sonar 2006 – Special Report” (2006), “Das Gesetz des Staerkeren” (2007), “Black Berlim” (2009), “Cinema Mudo” (2012) e “Personal Vivator” (2014), o documentário de média-metragem “Rio Encantado” (2014) e a multipremiada ficção de média-metragem “Rainha” (2016), além de vários videoclipes. Seu último curta, “Alfazema” (2019), foi duplamente premiado com o troféu Candango de Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de receber o troféu de Melhor Filme do Júri Popular do 29º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, entre outros. Em 2022 teve sua videoinstalação “Voyage, Voyage” selecionada para a exposição coletiva “Abre Alas”, da Galeria A Gentil Carioca. É colunista da Vogue Brasil e colaboradora esporádica da coluna Quadro Negro, da Folha de São Paulo.

André Felix

Tem 41 anos, é negro e natural do Rio de Janeiro. Diretor, produtor e roteirista de Cinema e TV. Diretor e roteirista dos curtas “A Cor do Fogo e a Cor da Cinza” (Prêmio Destaque da Mostra Kinofórum, SP), “Valentina” (Melhor Curta e Melhor Direção no Cine Ceará) e do longa “Diante dos Meus Olhos”, que está disponível no Prime Video. Foi corroteirista do longa-metragem “Entreturnos” e da série “Galera da Praia”. Atualmente está comandando a mesa de roteiro das séries “Nebulosa” e “Balada”.

12ª Mostra Quatro Estações     

Andy Malafaia

Mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Dirigiu curtas-metragens exibidos e premiados em mais de 25 países. Foi crítico em diversas publicações, curador do Curta Cinema entre 2013 e 2015 e produtor do núcleo autoral da Glaz.

Geovanni Lima

Artista visual e performer, pesquisador e educador. Doutorando e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista em Artes naEducação (Faculdade de Vitória) e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Indicado ao Prêmio Pipa (2021, júri especializado) e finalista do Prêmio Pipa Online (2021, voto popular), com participação em diversas exposições, mostras e festivais no Brasil e exterior. Membro dos grupos de pesquisa CNPq/UFES: Diálogos entre Sociologia e Arte/DISSOA e Entre – Educação e Arte Contemporânea. É um dos proponentes do projeto PERFORME-SE – Festival de Performance, além de coordenar o Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+. Geovanni Lima ainda foi um dos responsáveis pela implementação da Política Pública de Juventude do Governo do Estado do Espírito Santo. Foi assessor da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, administrador do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória e coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual e Gênero da capital capixaba.

Izah Candido

Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo, produtor e realizador audiovisual, mineiro, há mais de uma década vivendo no Espírito Santo. Assina a direção da websérie Corpo Flor e atua desde 2017 na área de produção audiovisual de curtas e longas-metragens e mostras de cinema e audiovisual.

11ª Mostra Corsária                                     

Soia Lira

Atriz, em 1977 fundou o Grupo de Teatro Terra, em Cajazeiras – PB e participou das peças “O Bando de Ciganos”, em 1977, com direção e criação coletivas; “A Seca”, em 1978, com direção e criação coletivas; e “A Viagem de um Barquinho”, em 1980, com direção de Buda Lira e texto de Silvia Ortof. Estudou Educação Artística em João Pessoa, atuou na peça de teatro “Os Pirralhos”, com direção de Luiz Carlos Vasconcelos, em 1980. Participou do Mambembão com a peça de teatro “Beiço de Estrada”, de Eliezer Filho, em 1984. Em 1992 esteve na peça “Vau da Sarapalha”, com texto de Guimarães Rosa e adaptação e direção de Luiz Carlos Vasconcelos, espetáculo que revolucionou o teatro paraibano, em cartaz há 18 anos, tendo sido encenado em toda a América Latina, Espanha, Alemanha, Portugal, Inglaterra e Bélgica. Faz parte do Coletivo de Teatro Alfenim, grupo que integra o Movimento A Lapada, com o qual participou do processo colaborativo do espetáculo “Quebra-Quilos”.

André Dib

Jornalista, pesquisador e crítico de cinema, com textos publicados em diversos jornais, revistas, sites e catálogos, além dos livros “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016), “Documentário Brasileiro: 100 filmes essenciais” (2017), “Animação Brasileira: 100 filmes essenciais” (2018) e “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil” (2019), organizados pela Abraccine. Organizador (com Gabi Saegesser) do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (1924-1948). Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostras e festivais de cinema. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema e da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Anderson Bardot

Agraciado com o prêmio Emerging Artists Awards no Out South Queer Film Festival (EUA), em 2021, Anderson Bardot é realizador cinematográfico brasileiro, formado em Cinema e Audiovisual pela UFES, fundador da produtora Vale Encantado Filmes, diretor, roteirista e produtor do curta-metragem “Inabitáveis”. O filme estreou no 49th International Film Festival Rotterdam, em 2020, e participou de 76 festivais e mostras de cinema, ganhando 13 prêmios, entre estes, Prêmio Canal Brasil de Curtas na 28º Mix Brasil e os prêmios de Melhor Filme Brasileiro e Melhor Fotografia no 14º Festival For Rainbow. Em 2023, Bardot pretende estrear seu novo curta-metragem, chamado “Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem”.

9ª Mostra Outros Olhares                                         

Bertrand Lira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004. Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique

(VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão” (2013) e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015). Curador e membro de júri em diversos festivais de cinema a exemplo do Festival de Cinema de Gramado (RS), Festival de Cinema de Brasília (DF), Cine Pe (Recife-PE), Fest Aruanda (João Pessoa-PB), Festival de Cinema de Vitória (ES), Goiânia Mostra Curtas (Goiânia-GO), entre outros.

André Dib

Jornalista, pesquisador e crítico de cinema, com textos publicados em diversos jornais, revistas, sites e catálogos, além dos livros “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016), “Documentário Brasileiro: 100 filmes essenciais” (2017), “Animação Brasileira: 100 filmes essenciais” (2018) e “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil” (2019), organizados pela Abraccine. Organizador (com Gabi Saegesser) do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (1924-1948). Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostras e festivais de cinema. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema e da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Daniela Zanetti

Professora associada do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É coordenadora do Grupo de Pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) e autora do livro “O Cinema da Periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social” (Edufba). Tem artigos sobre audiovisual publicados em revistas acadêmicas e também é coorganizadora dos seguintes e-books: “Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias” (Edufes), “Minorias midiatizadas: gêneros, etnias e territórios” (Edufpel) e “Pesquisas em comunicação: desafios do presente nas mediações digitais” (Edufes).

7ª Mostra Mulheres no Cinema              

Liz Donovan

Graduada em Desenho Industrial pela UFPE, é fotógrafa de still, tendo atuado no mercado publicitário de Pernambuco por mais de 15 anos. No cinema, é curta-metragista premiada nas categorias de Roteiro e Direção pelos títulos “Tapacur”, “Brennand – De Ovo Omnia”, “Isabel” e “Desterro”. Reside na Ilha de Florianópolis, onde está vinculada ao Departamento de Artes da UFSC e ao NEEDRAM. No momento se dedica ao desenvolvimento de um novo projeto autoral de curta-metragem intitulado “Nau Reverso”.

Paula Alves de Almeida

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. Doutora em População, Território e Estatísticas Públicas também pela ENCE. Sua dissertação de mestrado aborda a presença das Mulheres no Cinema, e sua tese de doutorado as desigualdades de gênero e cor/raça no cinema brasileiro. É diretora do Instituto de Cultura e Cidadania Femina e diretora, produtora e curadora do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino.

Tamyres Batista

Poeta negra na diáspora. Professora de sociologia no ensino médio e cineclubista, integrando os cineclubes Nome Provisório e Teresa de Benguela. Com o cineclube Nome Provisório, produziu os curtas-metragens “Raspage” e “Marrom”. Atualmente tem investigado as intersecções entre cinema e educação, tem lutado pelo direito de fabular e habitar dentro do próprio sonho.

7ª Mostra Cinema e Negritude

Ana Paula Alves Ribeiro

Antropóloga. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense). Desenvolve pesquisas sobre Imagens das Cidades e suas representações no cinema e em outras mídias, e Cinema Negro. Atua nos seguintes temas: Cinema e Cidade, Cinema Negro, Políticas Públicas, Relações Étnico-Raciais e Educação e Cultura Afro-Brasileira. Foi cocuradora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras diásporas, em 2020 e 2021.

Marina Rodrigues

Produtora executiva focada em políticas públicas para o audiovisual. Possui experiência com o mercado audiovisual latino e atualmente se divide entre consultoria de projetos e coordenação de produção de peças publicitárias. Possui um projeto na internet chamado “Simplificando Cinema”, no qual se dedica a analisar as constantes mudanças da indústria em nível mundial, mas sempre com um foco maior direcionado aos países da América do Sul.

Adriano Monteiro

Cineasta, jornalista e pesquisador. Mestre em Comunicação e Territorialidades pela UFES. Presidente da ABD Capixaba. Membro do coletivo de cineastas negres Damballa. Sócio-diretor da produtora Bule Estúdio Criativo. Criador do podcast e websérie Palavra Negra.

6ª Mostra Nacional de Videoclipes

Tati Rabelo

Cineasta e sócia-diretora da Mirabólica Filmes, onde atua como diretora, roteirista e produtora executiva. Seus trabalhos mais recentes são os curtas-metragens “Minhas Horas com Camomila”, “O Pássaro sem Plumas” e os documentários “Zacimba Gaba” e “Bestiário Invisível”.

Alexandre Soares Taquary

Curador, roteirista e produtor audiovisual. É idealizador, diretor artístico e realizador dos festivais Curta Taquary, Poesia na Tela e Criancine. Estudou “Guión cinematográfico” e “Curadoria, gestão e network de festivais de cinema” na EICTV (Cuba). Atua no audiovisual desde 2005 na formação, difusão e produção de obras de curtas, longas e produtos para TV. Produziu obras exibidas em 100 festivais e mostras nacionais e internacionais, entre elas: Cannes, Biarritz (França), Busan (Coréia do Sul), Havana (Cuba), Brasília (DF) e Tiradentes (MG).

Colaborou com a curadoria dos festivais internacionais: Thessaloniki LGBTQIFF (Grécia), LABRFF (EUA), Hacelo Corto (Argentina), Antofadocs e Muestra Polo Sur (Chile). Atualmente está na produção do longa-metragem escrito e dirigido por Eduardo Morotó “Irmãos Caraíba”.

Silvana Ramalhete

Produtora cultural, nascida em Vitória-ES. Mudou-se para São Paulo em 2010, onde, em 2012, abriu a Ramalhete Produções, que atua no gerenciamento de carreiras artísticas na área de música e já trabalhou com os artistas: Trupe Chá de Boldo, Tatá Aeroplano, Juliano Gauche, Pélico, Soledad, Cidadão Instigado, Fernando Catatau e Josyara.  

5ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

Bertrand Lira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004. Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique

(VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão” (2013) e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015). Curador e membro de júri em diversos festivais de cinema a exemplo do Festival de Cinema de Gramado (RS), Festival de Cinema de Brasília (DF), Cine Pe (Recife-PE), Fest Aruanda (João Pessoa-PB), Festival de Cinema de Vitória (ES), Goiânia Mostra Curtas (Goiânia-GO), entre outros.

Claudino de Jesus

Médico, professor aposentado da UFES, gestor público, cineclubista, realizador e produtor cultural, iluminador cênico, ator e diretor teatral. Foi presidente do Conselho Nacional e da Federação Internacional de Cineclubes, membro do Conselho Nacional de Cinema e da Embrafilme, do Conselho da Secretaria do Audiovisual e do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha e do Conselho Estadual de Cultura. Sócio-fundador da ABCD-ES, tendo sido seu vice-presidente, do Conselho Nacional de Cineclubes e da Organização dos Cineclubes Capixabas. Atualmente é secretário adjunto para América Latina da Federação Internacional de Cineclubes.

Marina Abranches

Artista visual capixaba que une de modo potente uma linguagem moderna com a delicadeza das condições ordinárias: há um olhar sobre o sensível enlaçado com as possibilidades infinitas das condições de pós-produção. Com Gustavo Martins formam MAGU. Atuando há cerca de 9 anos no mercado audiovisual — não apenas capixaba como nacional. Possuem um amplo portfólio como diretores de cena e fotografia publicitários, já tendo trabalhado para os principais clientes do estado do Espírito Santo (Banestes, Unimed, Hortifruti, Detran, Prefeitura de Vitória etc.), além de já terem produzido conteúdos de destaque para grandes marcas internacionais como Samsung e o projeto Salvador Hyperlapse, para a Asus, que alcançou o título de Staff Pick na plataforma Vimeo.

4ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico

Mônica Trigo

Gestora Cultural. Foi secretária de cultura dos municípios de Paulínia e Ilha Comprida, no estado de São Paulo, chefe da representação do Ministério da Cultura, nos estados da Bahia e Sergipe, e assessora do gabinete do ministro da cultura. Participa de júris de festivais de cinema no Brasil e exterior, é parecerista em comissões de avaliação de projetos do segmento audiovisual em instâncias municipais, estaduais e federal. Foi responsável pelo Polo Cinematográfico de Paulínia, pelas políticas de fomento, difusão e formação. Realizou a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Rua, em Salvador, os 5º e 6º Paulínia Film Festival e sete edições do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, em São Paulo. Foi diretora de desenvolvimento e promoção do audiovisual da EMC – Empresa Mineira de Comunicação no Estado de Minas Gerais. É fundadora e preside desde 2020 a FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico.

Yasmine Evaristo

Graduada em Artes Plásticas, pela Escola Guignard, e graduanda em Letras – Tecnologias da Edição, pelo CEFET-MG, pesquisa e escreve sobre cinema, principalmente cinema fantástico e de horror, e representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Tem textos publicados nos veículos Clube da Poltrona, Music Non Stop, Blog Entrando Numa Fria, Plano Aberto. É redatora e cofundadora do site Longa História.

Amanda Luvizotto

Arquiteta, crítica de cinema, pesquisadora de cinema grego e de horror, e também uma leitora voraz. Graduada pela PUC-RJ e pela Academia Internacional de Cinema. Participa de júris de festivais, podcasts e cineclubes, além de ministrar aulas e monitorias relacionadas ao cinema. Atua em diversos sites, entre eles o Criticos.com, fundado por Marcelo Janot, como colaboradora fixa. É cocriadora da página de cinema e literatura 3locadas (www.3locadas.com.br). Atualmente está cursando o Técnico em Cinema e já finalizou os cursos de História do Cinema e Produção de Conteúdo para a Internet, todos na Academia Internacional de Cinema, e também História do Cinema de Terror, pelo MIS-SP. Mineira, reside no Rio de Janeiro mesmo odiando o calor e não resiste a um pão de queijo.