Workshop Narrativas Audiovisuais potencializou participantes a criar roteiros de vários gêneros com sensibilidade e originalidade

Durante o 29º Festival de Cinema de Vitória, o Workshop Narrativas Audiovisuais fez parte do tradicional pilar de formação do festival, levando aos participantes os principais elementos para transformar uma ideia em uma narrativa para produções audiovisuais.  O workshop foi gratuito e aberto ao público, no dia 21 de setembro, das 14h às 17h , no CEET Vasco Coutinho, integrando a programação do terceiro dia de festival. 

A formação foi ministrada pelo ator, autor e tradutor Leandro Soares, com vasta experiência em roteiros aclamados pelo público, tais como o programa de humor Vai que Cola, do canal Multishow. O momento de aprendizado e experimentação contou com 72 participantes, dentre eles estudantes da área de audiovisual e profissionais de diversas áreas.

Durante o Workshop, Leandro proporcionou um diálogo com a turma em torno dos conhecimentos sobre estrutura, personagens, história e diálogos, passando pelo máximo de pontos importantes sobre o estudo e as técnicas do roteiro. Foram compartilhadas as definições de elementos fundamentais na formação das narrativas audiovisuais, como sinopse, argumento, escaleta, o roteiro em si, etc. Um outro ponto discutido em sala de aula foi o olhar sensível e crítico para diversas temáticas sociais, quando retratadas pela comédia e pelo humor nos dias atuais. 

Indo além de uma exposição de conteúdos, o oficineiro completou seu propósito de instigar diálogos e debates entre os participantes, assim como incentivar os alunos a seguirem na pesquisa, no estudo e criação de narrativas audiovisuais. Foi o caso do participante Leonardo Vilhagra, 33, professor da área de Linguística e Letras, que destacou a importância do workshop em gerar inspirações e ideias para serem encaminhadas diretamente a práticas em sua atuação artística e profissional. “A experiência foi muito enriquecedora e proveitosa. Quando eu vi o anúncio no instagram, eu me interessei pelo workshop já de cara, pois ele abordou um tema do qual gosto muito e tenho bastante vontade de conhecer ainda mais, sobretudo, por alguém que já atua na área. E sobre os acréscimos, ideias e inspirações, além de me aprofundar no universo da narrativa, o workshop também me deu uma perspectiva de atuar profissionalmente nesse meio. E aproveitando o momento, gostaria de parabenizar toda a equipe do festival. Que venham ainda mais eventos como esse”, comenta Leonardo. 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).