Destacando as novas linguagens exploradas no cinema experimental brasileiro, a 11ª Mostra Corsária acontece no dia 20 de setembro, às 17 horas, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória. A janela de exibição integra a programação do 29º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de setembro com uma programação extensa voltada para o fomento do audiovisual brasileiro.
A Mostra Corsária traz produções que refletem sobre diversas temáticas sociais através das experimentações, inventando novas técnicas, linguagens e formatos criativos na produção cinematográfica, com o uso aguçado das imagens e dos sons. Nesta edição, os filmes transitam entre os gêneros de ficção e experimental, e vem dos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. As produções em exibição são as seguintes: Sonhos de Pedra, de Thabata Ewara e Nay Mendl; Nunca Pare na Pista, de Thamires Vieira; Tekoha, de Carlos Adriano; Boa Sorte e até Breve, de Bruna Schelb Corrêa; e Fragmentos Pandêmicos, de Aline Dias, Marcus Neves e GEXS.
As temáticas envolvidas nos filmes exploram diversas questões, e utilizam as linguagens experimentais para refletir sobre temas sensíveis como a dor do luto; os desafios de artistas em seus processos criativos; os conflitos que afetam terras indígenas; o autoconhecimento; a questão do olhar por trás de janelas e vitrines, entre outras sensações e vivências.
A Comissão de Seleção desta edição é formada pela curadora, cineasta e produtora audiovisual, Flavia Candida; pelo cineasta, curador, escritor e pesquisador em audiovisual, Erly Vieira Jr; e pelo curador, produtor e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo, Waldir Segundo. “Achamos importante expandir o público, trazer filmes mais narrativos, pensando na abrangência do Brasil, não só do eixo Rio-São Paulo, mas de trazer filmes do nordeste, do norte e diversas regiões, dirigidos por mulheres, por pessoas negras, pela comunidade LGBTQIA+ e por diversas camadas sociais do país”, comenta Flávia.
As produções exibidas concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias. Para a categoria de Melhor Filme, pelo Júri Técnico, serão premiados os dois melhores filmes sem ordem de classificação; e além de mais uma premiação para o Melhor Filme pelo Júri Popular.
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).