Makumba celebra vivência quilombola em curta-metragem que será exibido na 11ª Mostra Foco Capixaba

O atravessamento da ancestralidade quilombola através da dança e do audiovisual. Essa é a proposta do curta-metragem Makumba, de Emerson Evêncio, que será exibido na 11ª Mostra Foco Capixaba, que acontece no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, na noite de abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória, no Centro Cultural Sesc Glória. 

O filme Makumba é um mergulho coreográfico da InPares Cia de Dança, a partir de uma vivência cinematográfica no quilombo de Santana, localizado no município de Conceição da Barra, no Espírito Santo. Gravado quase integralmente em Itaúnas, e parte no porto de São Mateus, o filme traz em sua proposta estética e narrativa o banzo contado por vozes negras do trabalho de pesquisa do grupo. 

O objetivo do curta-metragem era aproximar a dança contemporânea a uma dramaturgia surgida a partir de uma residência, que pudesse fundir em simbiose o cinema, a ancestralidade narrativa vivida e a dança contemporânea. “No filme, há inúmeras referências. Das danças de orixás, a capoeira, do street dance ao vogue e outras manifestações de danças folclóricas, populares e de rua. Era preciso desconstruir, desmistificar, desnudar para erguer algo que movesse a equipe a um filme-espetáculo mais original”, explica Emerson Evêncio.

Para o diretor, exibir Makumba na programação do 29º Festival de Cinema de Vitória foi algo especial. “Ser selecionado para o Festival de Cinema de Vitoria é sem dúvida uma alegria redobrada, um lugar para tornar o espetáculo pretendido uma grande festa. Makumba é um filme onde a matéria prima narrativa é um espetáculo, e o filme será exibido agora em um palco de teatro, do Sesc Glória. Uma ironia? Uma sina? Uma metalinguagem? É para a companhia um êxtase. Um momento para celebrar a volta aos palcos, a retomada pós pandemia, em um casamento perfeito entre a inventividade com a resiliência”. 

As produções exibidas na 11ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Vitória nas  categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular). 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

29º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
19 a 24 de setembro de 2022

11ª Mostra Foco Capixaba 
19 de setembro, às 19 horas
Centro Cultural Sesc Glória

Makumba
de Emerson Evêncio
Ficção, Cor, MOV H264, 24’, ES, 2021
Sinopse: O berço onírico que carregamos é a origem. O quilombo ainda pulsa em nós.
Classificação Indicativa: 14 anos