Madrugada trata de assuntos da classe trabalhadora em curta que será exibido no 29º Festival de Cinema de Vitória 

A luta de trabalhadores que arriscam a vida atrás de grãos para revendê-los. Esse é o ponto de partida do curta-metragem Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, que será exibido no dia 21 de setembro, quarta-feira, quarta-feira, às 19 horas, dentro da programação da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, janela que faz parte do 29º Festival de Cinema de Vitória

Segundo os diretores, “a ideia primária era fazer um documentário sobre o Porto de Rio Grande, partindo de um desejo antigo de entender esse espaço e como sua presença na cidade se modificou a partir das reverberações da operação lava-jato, que tiveram grande impacto negativo na indústria portuária. Durante o processo de desenvolvimento a ideia foi se transformando, através do amadurecimento da equipe, mas sempre mantendo sua base original, de reencenar os contos narrados por esses trabalhadores do interior do Rio Grande do Sul”.

O filme foi vencedor de um edital público municipal, em 2019, mas teve que adiar o início das filmagens. “Com o impacto da pandemia, apenas tivemos condição de realizar as gravações em 2021, e nesse meio tempo ampliamos o projeto e o deixamos mais controlado –  se antes a proposta era lidar com o risco do real, que resultaria em um período maior para a realização, agora conseguimos ter maior certeza sobre algumas decisões e prever ao máximo as cenas que dependiam de fatores fora do nosso controle. O filme foi rodado em cinco diárias com uma carga de trabalho reduzida, não passando no máximo 5 horas em cada diária”, conta a dupla.

Sobre a seleção para o 29º Festival de Cinema de Vitória, a dupla afirma que realizou um desejo. “Foi uma ótima surpresa! Nunca tínhamos exibido nenhum filme dentro da programação do festival, porém era um desejo antigo”. Essa exibição também é uma oportunidade de exibir uma obra dos realizadores na capital capixaba. “Estamos bastante ansiosos para exibir o filme diante de um novo público, nenhum dos filmes que já realizamos foi exibido em alguma sala de cinema em Vitória!”. 

As produções exibidas na 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem ao Troféu Vitória nas  categorias de Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação. 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

MADRUGADA 
Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza
DOC, Cor, MOV H264, 19’, RS, 2021
Sinopse: Trabalhadores arriscam suas vidas subindo em trens em movimento para recolher restos de grãos e revendê-los. Madrugada transpõe em filme essas noites de trabalho sem fim em que corpos desaparecem, engolidos pela paisagem industrial do porto de Rio Grande e pela crise econômica brasileira.
Classificação Indicativa: 10 anos