Os sonhos de uma entregador de aplicativo são apresentados de uma maneira original. Essa é a proposta do curta-metragem Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, que será exibido no dia 22 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, dentro da programação da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, janela que faz parte do 29º Festival de Cinema de Vitória.
O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e tem como foco abordar as questões trabalhistas no mundo contemporâneo. “A exposição e a precarização sofridas por trabalhadores de entrega serve como uma analogia para grande parte do cenário trabalhista e social brasileiro. São trabalhadores que enfrentam situações tão absurdas que chegam a soar cartunescas. Enfrentando a violência literal e simbólica de clientes, do aplicativo e da própria cidade, esses trabalhadores são a materialização dos riscos que enfrentamos com a extinção de direitos trabalhistas”, afirma o realizador.
Além de usar o musical como linguagem para sua narrativa, Martinelli também reuniu um time de não-atores para atuar ao lado de profissionais como o cantor e ator, Silvero Pereira. “Buscamos o gênero do cinema musical como uma forma de trazer outra ótica para essas narrativas”, explica o diretor, que complementa: “Como uma linguagem híbrida, nosso filme mistura atores e entregadores de aplicativos reais no elenco”.
Para Leonardo, “é uma honra voltar ao festival” (ele exibiu o curta-metragem O Prazer de Matar Insetos, na 9ª Mostra Corsária), e promover a estreia capixaba da produção. “Estou curioso para trocar com o público local as percepções deles/as sobre a temática e a linguagem do filme”.
As produções exibidas na 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).