Frequentado por um público massivo e diverso, o 28° Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que aconteceu de 21 a 25 de junho, estabeleceu parcerias com uma série de instituições da Grande Vitória com o objetivo de fomentar a formação de plateia para o cinema brasileiro. No total, foram mobilizadas 21 organizações e projetos sociais, que durante os cinco dias de evento trouxeram alunos de diversas instituições de ensino, além de jovens e participantes de programas sociais.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Serra foi uma das instituições que participaram do 28º FCV – Reencontro. Os participantes do projeto assistiram à primeira sessão da Mostra de Curtas Premiados, que foi realizada na tarde de 21 de junho, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória, participando e interagindo ativamente no momento de debates com os realizadores após as exibições.
Um dos atendidos pelo Centro Pop, Anderson de Paula, falou sobre a importância de participar da programação do 28º FCV – Reencontro. “Foi muito interessante os curtas. Eles tiveram contextos históricos muito interessantes. É muito bom o incentivo à cultura, bastante importante pras pessoas poderem se aproximar mais do teatro e do cinema, principalmente hoje em dia com a internet”.
Além de diversificar e ampliar o público do Festival, a interação das turmas dos projetos enriqueceu as trocas com os realizadores. Nesse sentido, diversos cineastas expressaram sua satisfação de ver a interação do público com suas obras. “Foi a primeira exibição pública que pude acompanhar e sentir a reação do público, e fui muito bem recebido, era um público de escola pública, do Ensino Médio. Fiquei super extasiado com a reação do público, não estava esperando que fosse ser bem recebido, foi uma alegria intensa”, disse Roberto Mamfrim, diretor do filme Lockdown.
No segundo dia de Festival, foi a vez de fomentar a participação de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes do município de Vitória, do projeto Capoeira na Comunidade, além de alunos de escolas municipais da capital capixaba.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também compareceram às sessões do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro. Três turmas atendidas pelo projeto em escolas municipais de Vitória estiveram presentes no terceiro dia do evento em sessões vespertinas e noturnas. Também frequentaram as exibições do Festival participantes do Projeto das Mulheres do Jaburu e de associações de moradores de bairros de Vitória.
O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.