28º Festival de Cinema Vitória – Reencontro: confira a programação do quarto dia de evento

Chegamos ao quarto e penúltimo dia do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro. O evento acontece no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis – Ufes, na cidade de Vitória, e marca a volta ao formato presencial de um dos mais tradicionais festivais do cinema brasileiro e um dos mais expressivos eventos culturais do Espírito Santo. E o melhor: o evento é gratuito. Na programação desta sexta-feira (24), mostras, debates, oficinas e muito mais!  

MOSTRA DE LONGAS PREMIADOS 

A partir das 19 horas, no Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória tem início o terceiro e último dia de exibição da Mostra de Longas Premiados, que irá exibir os filmes vencedores do Troféu Vitória na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.  Na programação desta sexta-feira (24), os filmes Última Cidade (foto), de Victor Furtado, e Noites de Alface, de Zeca Ferreira, que conta com Marieta Severo no elenco.  

MOSTRA DE CURTAS PREMIADOS

Hoje acontece a penúltima sessão da Mostra de Curtas Premiados que irá exibir os filmes que receberam o Troféu Vitória no 28º Festival de Cinema de Vitória, edição que aconteceu no formato on-line em novembro de 2021. Na programação desta quinta-feira (23), às 15 horas, na Sala Marien Calixte – Centro Cultural Sesc Glória, serão exibidos os filmes 25 Anos sem Asfalto, de Fabi Andrade, Bruta, de Raymundo Calumby, O Fio de Ariadne, de Mozart Freire e Ton Martins, Time de Dois (foto), de André Santos, e Utopia, de Rayane Penha. Logo após a sessão acontece o debate com os realizadores mediado pelo crítico e jornalista Filippo Pitanga.  

FESTIVALZINHO 

O ano de 2022 marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória, que chega a sua 21ª edição com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. Hoje é o último dia de exibição que teve início no último dia 22, às 9 e às 14 horas, no Cine Metrópolis – Ufes, e atenderam aos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de  Ensino Público do Município de Serra

São seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes. Na programação, seis curtas-metragens: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece; Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda.

SESSÕES ESPECIAIS

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro irá exibir três longas-metragens convidados, que foram exibidos fora de competição na edição on-line do festival. No segundo dia das Sessões Especiais será exibido, às 15 horas, o documentário Limiar, uma produção dirigida por Coraci Ruiz. O longa acompanha a experiência de transição de gênero do filho da realizadora e foi construído em diálogo com a tese de doutorado da diretora dentro do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. 

OFICINAS

No Hotel Senac Ilha do Boi e no CRJ Feu Rosa acontecem até sábado (25) as oficinas do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro. São oito formações que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a formação, a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor audiovisual. As vagas estão esgotadas e foram preenchidas via inscrição on-line. 

INGRESSOS

Os ingressos para assistir as mostras serão liberados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória. Se a exibição que você pretende assistir tem início às 15 horas, a partir das 14 horas você já pode retirar a sua entrada. O número de ingressos está sujeito a lotação. Chegue cedo para curtir uma ótima sessão. Esperamos você por lá!

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.