O documentário Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado! remonta à realidade de Portugal em 1911, em meio ao processo de perseguição de uma mulher conhecida como A Brasileira. O curta será exibido no dia 23 de junho, às 15 horas, dentro da Mostra Curtas Premiados, que faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.
O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.
HÁ UMA PROFETA NAS OLAIAS, TENHAM CUIDADO!
Lucas Camargo de Barros
DOC, Cor/P&B, DCP, 8’, SP, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Portugal, 1911: os tempos não são fáceis para aqueles que têm fé. Após a implantação da república portuguesa, o processo de secularização do Estado ganha força. Uma mulher conhecida como A Brasileira faz milagres e é perseguida nas Olaias. Sua magia e história cruzam tempos, mares e embalam o sono de minha sobrinha no Brasil.