Curta aborda mistério dos círculos e desenhos em plantações no sul do país e será exibido no 28º FCV – Reencontro

O documentário Magnético traz um retrato curioso e inusitado sobre o mistério dos agroglifos, círculos e desenhos que aparecem misteriosamente nas plantações de trigo, popularmente associados a extraterrestres, na pequena cidade de Ipuaçu, em Santa Catarina. A exibição será presencial e gratuita, no dia 25 de junho, às 15h – durante o 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.

A construção do documentário, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, foi instigada pela curiosidade sobre os desenhos misteriosos nas plantações em Ipuaçu (SC), que já era conhecida nas notícias por conta do fenômeno desde 2008. Assim, Magnético utiliza o Cinema Fantástico para explorar esse mistério da vida real e a maneira como ele envolve os moradores da cidade. Como demonstra a realizadora, Ilka Goldschmidt: “a proposta no início era entender o que ocorria, mas depois de chegar na cidade e acompanhar o fenômeno, ouvir as histórias dos moradores, a proposta de narrativa mudou. Não queríamos respostas, o que queríamos era registrar as falas, as vivências, as teorias que os moradores daquele lugar teriam desenvolvido, já com a experiência de vivenciar o fenômeno há anos. Como as pessoas lidam com algo inusitado que acabou absorvido em um cotidiano tão fantástico quanto, envolto em mistérios aos olhos mais atentos”.

A premiação com o Troféu Vitória de melhor filme, pelo júri popular de sua categoria, chegou para Ilka de maneira inesperada, já que foi uma aposta diferente explorar o gênero fantástico em um documentário, com falas e fatos reais. E mesmo com a temática inusitada, a intenção dos realizadores foi “dar credibilidade às histórias e seus personagens. Então, saber que o público curtiu o filme foi mesmo uma alegria imensa. Depois, um documentário é um filme que pertence ao lugar e às pessoas que emprestam parte de suas vidas e cotidiano para a narrativa fílmica. Então, o prêmio foi também comemorado pelos moradores de Ipuaçu”, conta Ilka.

A exibição presencial também é fortemente esperada pelos realizadores, já que o filme já rodou diversos festivais nacionais e internacionais, porém somente em formatos online ou com público reduzido: “nada se compara à sensação de ver o filme em tela grande, perceber a reação do público e poder conversar a respeito sem a mediação das redes e telas”, comenta Ilka.

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com apoio do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e apoio institucional da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

MAGNÉTICO
Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt
DOC, Cor, FullHD, 25’, SC, 2021

Sinopse: A pequena cidade de Ipuaçu, no oeste de SC, é a capital nacional dos agroglifos. Entre outubro e novembro os círculos aparecem. Anoitece e não tem nada. Amanhece e os desenhos estão lá, no meio do trigo. Seres de outros planetas? Em “Magnético”, os seres humanos dão suas versões da história. Afinal, até que provem o contrário, eles existem.
Classificação Indicativa: Livre

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro
21 a 25 de junho de 2022

Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem

Hotel Senac Ilha do Boi
Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Festivalzinho de Cinema de Vitória

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo