Em Time de Dois, a narrativa de ficção percorre as questões de dois amigos entre vivências no esporte e a aceitação da própria sexualidade. O filme será exibido de forma presencial e gratuita, no dia 24 de junho, às 15 horas – durante o 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.
A inspiração para desenvolver Time de Dois, de André Santos, surgiu da sua própria vivência. Assim, o realizador conta que a ideia do filme “veio de uma inquietação de memórias da minha adolescência, enquanto jovem negro e LGBTQIA+, e tentando provocar novas gerações a mudar as vivências desses corpos no ambiente esportivo”. Nesse sentido, o filme retrata dois adolescentes que compartilham o sonho de serem jogadores profissionais, e em meio aos desafios com a vivência esportiva, passam a perceber uma relação entre eles que vai além da amizade.
A premiação com o Troféu Vitória, de Melhor Filme pelo júri popular de sua categoria, proporcionou para André Santos a felicidade de ter seu filme reconhecido: ‘sempre foi um festival de referência pra mim, e na primeira vez que consegui participar, poder sair com um prêmio foi muito especial e emocionante”. O filme já foi exibido nacional e internacionalmente. E a exibição no 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro ainda deixa grandes expectativas para o realizador, que pela primeira vez poderá ver sua produção na tela de cinema.
O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com apoio do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e apoio institucional da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.
TIME DE DOIS
André Santos
FIC, Cor, DIG, 11’, RN, 2021
Sinopse: Flávio e Wendel são da mesma escolinha de futebol e compartilham o sonho de serem jogadores profissionais. Flávio tem dúvidas se deve continuar tentando e com a possibilidade de sua desistência, Wendel percebe que o que eles sentem um pelo outro pode ser mais que amizade.
Classificação Indicativa: Livre
28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro
21 a 25 de junho de 2022
Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem
Hotel Senac Ilha do Boi
Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Festivalzinho de Cinema de Vitória
Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo