Sessões especiais compõem programação do 28º Festival de Cinema de Vitória

O 28º Festival de Cinema de Vitória, além de promover sessões competitivas realizadas a partir das janelas construídas pela Comissão de Seleção, abre espaço em sua grade de programação, em exibições fora de competição, para produções que apresentam um recorte da nova cena audiovisual brasileira. Serão três sessões especiais exibidas durante os seis dias de evento.

Sessão Especial de Abertura

Na terça-feira (23), quem abre a programação na Sessão Especial de Abertura do Festival é o longa-metragem A Matéria Noturna, uma produção capixaba dirigida por Bernard Lessa. O filme será exibido a partir das 19 horas, na plataforma InnSaei.TV, na internet, e ficará disponível para acesso por 24 horas. 

O longa, que foi produzido com recursos dos editais de fomento ao audiovisual do Governo do Estado do Espírito Santo, apresenta um drama existencialista, em que acompanhamos o encontro de Jaiane e Aíssa, dois solitários que se aproximam.  

Sessão Especial  

Na quinta-feira (25) será exibido o documentário Limiar, uma produção dirigida por Coraci Ruiz. A produção também será exibida às 19h, na plataforma InnSaei.TV, na internet, e permanecerá disponível para acesso por 24 horas. 

No documentário, acompanhamos a experiência de transição de gênero do filho da realizadora. O longa foi construído em diálogo com a tese de doutorado da diretora dentro do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. 

Sessão Especial de Encerramento

Fechando a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, no domingo (28), será exibido Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney. A produção entra no ar às 19h, na plataforma InnSaei.TV, na internet, e permanece disponível para acesso por 24 horas. 

O documentário acompanha a busca por um casal que na década de 1950 trocou cartas por dois anos. Em 2011, um lote com 110 cartas desta dupla foi encontrado em uma Feira de Antiguidades. O filme é uma história sobre amor, tempo e memória.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
SESSÕES ESPECIAIS
23 a 27 de novembro
terça a sábado, às 19 horas

SESSÃO ESPECIAL DE ABERTURA
A MATÉRIA NOTURNA
Bernard Lessa
FIC, Cor, HD, 89’, ES, 2021
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Jaiane é uma mulher de 30 anos, ela é motorista de aplicativo e canta numa roda de samba. Aissa é um marinheiro moçambicano que, devido a um problema em seu navio, permanece em Vitória por alguns dias. Jaiane experiencia a hostilidade do Brasil contemporâneo, enquanto Aissa se esforça para ter uma experiência real em solo firme.
SESSÃO ESPECIAL
LIMIAR
Coraci Ruiz
DOC, Cor, DCP, 77’, SP, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: “Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.
SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO
ESPERO QUE ESTA TE ENCONTRE E QUE ESTEJAS BEM
Natara Ney
DOC, Cor, DCP, 84’, PE, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Em janeiro de 2011 um lote com 110 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória.