Natureza vira personagem em O Barco e o Rio filme que integra a programação da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

O barco e o rio atravessam a história de duas irmãs. É isso que vemos na ficção O Barco e o Rio, de Bernardo Ale Abinader, que será exibida no dia 27 de novembro, sábado, às 19 horas, dentro da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, janela de exibição que faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv.

Segundo Bernardo, o argumento do filme o acompanha desde o período em que ainda era universitário.  “A ideia veio de uma atividade feita em sala de aula quando eu era aluno do extinto curso de audiovisual da Universidade Estadual do Amazonas, mas eu sempre tive vontade de tratar de relações familiares e explorar o ambiente do porto e a riqueza estética do Rio Negro. Meus curtas anteriores focaram mais no espaço urbano de Manaus e dessa vez eu queria tratar de um lugar diferente, abordar essas imagens muito próprias daqui do Amazonas (barco e rio), mas que não fossem apenas cenários, e sim que funcionassem como personagens ativos da história”, explica o diretor. 

Bernardo pontua que a experiência de filmar lhe trouxe algumas descobertas sobre o seu estado.  “Uma coisa interessante foi entender melhor a dinâmica do rio e do transporte fluvial, aprender que em certos lugares e em determinados horários tínhamos que tomar cuidado com barcos piratas, por exemplo, que assaltavam embarcações à noite. O Amazonas é um lugar enorme cheio de mistérios e vivências que nós não conhecemos e que espero explorar mais em outros filmes”.

Sobre ter o filme selecionado para o 28º Festival de Cinema de Vitória, ele afirma que “foi uma grande alegria! Fico muito contente em ver o nosso curta e outros filmes da minha região circulando pelo Brasil. Espero que os capixabas gostem do filme!”. 

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
25ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
23 a 27 de novembro
terça a sábado, às 19 horas

O BARCO E O RIO
Bernardo Ale Abinader
FIC, Cor, DIG, 17’, AM, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Vera é uma mulher religiosa que cuida de uma embarcação no porto de Manaus. Ela precisa lidar com a irmã Josi, com quem diverge em relação a como lidar com o barco e sobre como viver a vida.
28º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 23 a 28 de novembro
Onde: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito
25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 23 a 27 de novembro, às 19 horas
Exibição O Barco e o Rio*: 27 de novembro, sábado, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito
*O filme ficará disponível por 24 horas após a estreia