“Uma videoarte sobre a construção social do imaginário LGBTQIA+”. Assim a dupla de diretores, Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, definem o documentário experimental Bestiário Invisível. O filme será exibido no dia 25 de novembro, quinta-feira, às 19 horas, dentro da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, janela de exibição que faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv.
O filme apresenta cinco personagens que pertencem à comunidade LGBTQIAP+ que contam suas histórias de preconceito. “Desde o início do projeto criativo, eu e Rodrigo definimos que as personagens seriam artistas que de alguma forma transmutaram todas as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos LGBTS em manifestação artística. As personagens foram escolhidas por esse recorte além da possibilidade de dar voz a indivíduos que são colocados à margem da sociedade”, conta Tati Rabelo.
A dupla de diretores realiza interferências visuais e sonoras (feitas pela cantora Gabriela Brown) para ressignificar as violências que cada uma das personagens sofreram, tendo a ironia e a estética pop como aliadas. “Produzimos por meio de impressão digital, lâminas em acetato para reproduzir os ‘monstros’ imaginados sob o viés do preconceito de gênero. Essas aberrações da realidade criadas pelas mentes preconceituosas são então transformadas em desenhos bestiais. As lâminas representam as camadas de preconceito e a construção da figura bestial, que se desnuda dos preconceitos à medida que o desenvolve”, explica Tati Rabelo.
Os efeitos visuais também simbolizam a transformação da figura ‘bestial’ em ‘humana’, além de uma metáfora para explicitar os avanços sociais conquistados. “O resultado disso é que as camadas desaparecem conforme a câmera avança, uma alegoria também sobre a passagem de tempo e os avanços sociopolíticos até o final desejado, onde se enxerga o humano em si, um semelhante, apenas uma figura humanizada e real”, afirma a diretora. “ A desconstrução da imagem bestializada dos LGBTQIAP+ através da imagem, tem potência para alcançar para além dos discursos e provocar reflexão crítica”.
On-line
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.
O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).