Uma noite de insônia rompe com o mundo idílico… de um camundongo. Esse é o ponto de partida da animação Cenas da Infância, de Kimberly Palermo, que será exibido no dia 25 de novembro, quinta-feira, às 19 horas, dentro da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. A janela de exibição faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv.
Segundo Kimberly, “a ideia veio de uma leitura superficial do ensaio sobre a sexualidade infantil do Freud. Achei tudo muito engraçado (como a associação entre lombrigas e o prazer sexual!). A imagem do ratinho flagrando os pais em práticas sadomasoquistas surgiu em um sonho. Nele, também havia a música Träumerei (Sonhando), de Robert Schumann, parte de Cenas da Infância, um conjunto de peças a serem executadas por adultos nostálgicos da infância. A partir disso, comecei o storyboard/montagem do filme em cima da partitura, sempre pensando nesse contraste irônico entre nossos estereótipos de perversão e doçura”.
De acordo com a diretora, “Várias coisas bizarras aconteceram”, durante o período de produção do filme. “Desde pedir o pior pedaço de carne no mercado (a vendedora tentou dissuadir a gente, dizendo que não servia nem pra cachorro), até a expulsão de um sex shop por uma lojista com fobia de ratos (onde tentávamos algum tipo de patrocínio). No set tinha o chão desnivelado sambando o tripé (animar cada cena significava ficar na mesma posição por no mínimo duas horas) e os bonecos quebradiços (que eram feitos de arames furrecas). Na pré, como só divulgamos a sinopse mais básica, muita gente contribuiu pro filme achando que era uma história infanto juvenil pelas imagens e por ser um curta de animação. Depois acho que só aceitaram, mas me acham uma grande tarada hoje em dia. A coisa mais inusitada sobre ele foi ter ficado pronto”.
Sobre a participação do curta Cenas da Infância no 28º Festival de Cinema de Vitória, Kimberly adorou a notícia. “Foi maravilhoso! Muito feliz de participar de um Festival tão importante para a difusão do cinema nacional! Também é a estreia do filme em território capixaba, cidade da nossa assistente de arte Lícia, que foi responsável pelo icônico figurino do filme, a roupinha de dominatrix da Mãe Rato!”.
On-line
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.
O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).