O dialogo entre a ancestralidade e a vida de um jovem negro urbano no mundo contemporâneo. Este é o ponto de partida de Calmaria, filme do diretor Catapreta, que faz parte da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que integra a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, às 19 horas, em formato on-line e gratuito, na plataforma Inssaei.tv. O filme será exibido na quarta-feira (24) e ficará disponível por 24 horas para o público.
Segundo o diretor, o curta-metragem nasceu da experiência de testemunhar uma outra experiência artística. “O filme surgiu a partir da performance do ator Preto Amparo, chamada “Violento”. Conheci o Preto em uma apresentação dessa performance durante o “Segunda Preta”, que é um evento dramatúrgico/audiovisual/performático promovido pelo grupo de teatro negro “Espanca”, de Belo Horizonte”.
Transitando entre uma linguagem direta e poética, o filme trata, entre outros assuntos, do racismo estrutural. Durante a filmagem, uma participação inusitada aconteceu. “O trecho onde podemos ver uma viatura da PM passando na rua e cruzando o enquadramento, quando o personagem Samuel abre o portão, foi algo não planejado durante a gravação do filme. Acontecimento inusitado e inesperado, mas que serviu e potencializou o núcleo conceitual do filme. Aliás, a PM também nos “visitou” durante a filmagem da carreata, nos interrogando sobre o que estávamos fazendo”, conta o diretor.
Sobre a participação do filme no 28º FCV, Catapreta relembra o período que passou na Grande Vitória. “Eu morei, na minha infância, em Jacaraípe (bairro do município de Serra). Tenho uma história com o festival, já tive filmes meus selecionados em outras ocasiões e tenho amigos capixabas atuando no cinema. É sempre um prazer participar do Cine Vitória”.
On-line
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento acontece em formato on-line, na plataforma Innsaei.tv, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a grade de programação.
O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).