Janela que apresenta produções periféricas e de baixo orçamento que são realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais, a 4ª Mostra Cinema de Bordas integra a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv. A mostra será exibida no dia 25 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas.
A Curadoria da Mostra não competitiva foi realizada pela escritora e pesquisadora Bernadette Lyra, criadora do termo “cinema de bordas” e grande investigadora da área. O trabalho contou com a parceria da escritora e jornalista Lívia Corbellari, que atuou como assistente de curadoria.
De acordo com Bernadette, “o conceito de Cinema de Bordas atua como uma vertente situada no entrelugar de todas as demais diferentes categorias, podendo nomear filmes que oscilam nas fronteiras das produções cinematográficas, sem determiná-los ou aprisioná-los, mas considerando que são tão valiosos ao apreço crítico quanto é precioso o desejo do cinema, que persiste em quem os faz”.
Filmes
Os filmes são um recorte da produção brasileira desse tipo de gênero fílmico, que utiliza regionalismos, guerras imaginárias, monstros, maldições, tragédias e comédias do cotidiano para contar suas histórias de uma forma não convencional e voltada para o entretenimento. “Dos três filmes escolhidos, dois deles são representativos daquilo que aparece de mais atual na produção periférica de bordas que se faz no país, pois refletem uma tomada de consciência sobre este momento atormentado por angústias humanas e mergulhado em embates sociais”, pontua Bernadette.
Amor Sangue Dor, de Magnum Borini, é um apanhado metafórico, poético, irônico, alusivo a imagens e sentimentos que o cinema banalizou. A Última Porta, de Milton Santos Jr, retrata a difícil trajetória existencial de um policial civil. O Homem Sem Lei é um faroeste dirigido por Seu Manoelzinho, um dos mais importantes realizadores de filmes periféricos de bordas e que produzia na região de Mantenópolis, cidade ao noroeste do Espírito Santo.
On-line
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.
O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).