Mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória chega a sua 27ª edição. Em nossas sessões, o público assiste a uma vasta seleção de obras de diversos formatos e gêneros, que formam um panorama das mais representativas obras em longa e curta-metragem do cinema nacional contemporâneo.

As inscrições para a 27ª edição do Festival, que aconteceram entre os dias 23 de março e 23 de junho aqui pelo site, estão encerradas.

Respeitando todos os protocolos de mitigação de contágio do COVID-19, o 27º Festival de Cinema de Vitória também se materializa de forma diferente em 2020. Programado para o mês de novembro, o evento será realizado em formato online. Caso os decretos municipais e estaduais que estabelecem o isolamento social e a proibição de aglomerações sejam retirados, ele volta a acontecer de forma presencial.

 

Premiações

 

Ao final da programação, as melhores produções serão premiadas com o Troféu Vitória, em todas as mostras competitivas. Ao todo serão distribuídos mais de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

 

Oficinas

 

O Festival de Cinema de Vitória ainda investe nas ações de formação, com cursos ministrados por importantes nomes do cenário audiovisual nacional. As oficinas contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.

 

Tenda Musical

 

A Tenda Musical do Festival de Cinema de Vitória é realizada em conjunto com as mostras de cinema,  e busca ampliar o acesso do público aos mais recentes lançamentos musicais tanto do Espírito Santo quanto do Brasil. O projeto tem como objetivo ser um palco onde os artistas possam apresentar para o grande público seus mais novos trabalhos, lançando novas possibilidades sob o cenário musical nacional, garantindo a circulação dos artistas e a diversidade de público.

 

Somente em 2019 estima-se que o público da Tenda Musical nos cinco dias de programação foi de 50 mil pessoas. O sucesso de público nas duas edições anteriores também é refletido nos números: cerca de 90 mil pessoas circularam pela Tenda Musical. Em função do Covid-19, a ideia é que, em 2020, as apresentações aconteçam online, por meio de lives.

 

Trajetória e reconhecimento

 

Ao longo dessas mais de duas décadas, o Festival de Cinema de Vitória acompanhou de perto a história do cinema brasileiro. Por nossas sessões, passaram importantes nomes e obras da cinematografia nacional. O Festival também contribuiu para que novos realizadores se lançassem no mundo do cinema, isso se deu por meio de nossas atividades de formação, da oferta de uma programação gratuita de filmes inéditos no Espírito Santo e da promoção do contato com realizadores e produtores de outras partes do Brasil.

 

Edições anteriores

 

26º Festival de Cinema de Vitória
25º Festival de Cinema de Vitória
24º Festival de Cinema de Vitória
23º Festival de Cinema de Vitória
22º Festival de Cinema de Vitória
21º Festival de Cinema de Vitória