Passeio Fotográfico em Vitória encerra oficinas do 27º FCV – Cultura Solidária e registra tradição cultural da cidade

Um olhar pela tradição da cidade de Vitória. Essa foi a proposta do Passeio Fotográfico realizado pelos alunos da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, que percorreu o Mercado da Vila Rubim, as Paneleiras de Vitória, o Parque Moscoso e a Ilha das Caieiras, na cidade de Vitória. A atividade marca o encerramento das oficinas realizadas dentro do 27º FCV – Cultura Solidária. As oficinas foram realizadas entre os dias 12 e 17 de setembro, na sede da Galpão Produções e na Associação Gold. 

Emanuelle Kisse, uma das alunas da turma da fotógrafa Luara Monteiro, destacou a importância do passeio para aprimorar o conteúdo aprendido durante os dias de formação. “O passeio foi uma oportunidade da gente colocar em prática tudo que a gente tinha visto na oficina. Ter esse cuidado tanto com a comunidade que a gente está se inserindo e também tecnicamente, a gente vai aprendendo como fotografar bem”. 

Passeio Fotográfico em Vitória

Para Arádia Ruzzene, que participou da turma coordenada pela fotógrafa Thais Gobbo, a oficina foi uma oportunidade de troca e aprendizado.  “A minha experiência com a oficina foi muito gratificante porque além de estudar fotografia e entender composição, entender foco, enquadramento todos esses detalhes técnicos. Foi muito interessante conhecer pessoas diferentes, pessoas que têm narrativas diferentes, histórias diferentes e que transmitem isso a partir da fotografia. Transmitem um olhar diferente do mundo”. 

Emanuelle também destacou a oportunidade de conectar pessoas diferentes durante a oficina, além de jogar um olhar sobre a cidade. “A oficina é um processo muito importante para incentivar jovens e pessoas de outras gerações a se interessarem por essa parte cultural. Acho que a oficina cumpriu muito com o papel de ensinar a técnica, mas pensar a narrativa através da imagem. Então acho que foi uma combinação que deu super certo. E eu acho que é fundamental pra gente pensar no desenvolvimento da nossa cidade”. 

Concurso e Exposição de Fotografias

O Concurso de Fotografia irá premiar seis alunos, um de cada cidade, com um celular. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Os alunos que participaram da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos participarão do Concurso de Fotografia que terá o resultado divulgado no dia 25 de setembro, quando será lançada uma edição especial da Mostra Mulheres no Cinema, que marca o encerramento do evento.

Vote no Concurso de Fotografia

As imagens produzidas pelos alunos farão parte da série Virtuais, seis exposições simultâneas que estão disponíveis no site do evento e percorrem as ruas das cidades de Cariacica, Vitória e Serra, entre os dias 21 e 24 de Setembro.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).