Alunos da Oficina de Fotografia participam de Passeio Fotográfico no Sítio Histórico de Queimado

Como parte das atividades da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, ministrada pelas oficineiras Luara Monteiro e Thais Gobbo, aconteceu no sábado, 03 de setembro, o Passeio Fotográfico, trabalho que de conclusão da oficina. A proposta da atividade é colocar em prática tudo que foi aprendido durante as aulas e realizar um registro fotográfico de um espaço representativo da cidade que sedia as atividades. 

No município da Serra, primeira cidade a receber o passeio, o local escolhido foi o Sítio Histórico São José do Queimado. O museu a céu aberto guarda memórias da luta e do sofrimento de negros escravizados no Espírito Santo e foi palco da Revolta do Queimado, ocorrida em 1849. Entre outros combatentes, Eliziário Rangel, Chico Prego e João da Viúva são os protagonistas desta insurreição.

Alunos registrando o Sítio Histórico São José do Queimado, no município da Serra. Foto: Monique Janutt/ Acervo IBCA

Para Luara Monteiro, a experiência foi enriquecedora para as duas turmas. “Os alunos gostaram muito. O passeio rendeu fotos lindas. Todo mundo estava muito animado. E será um ótimo desafio escolher a foto que vai fazer parte do concurso fotográfico. Foi muito legal. Uma semana nota 10”. 

Já Thaís Gobbo afirma que o passeio fotográfico foi uma possibilidade de colocar em prática “desde o olhar fotográfico até a técnica fotográfica”.  Para ela, “Queimados foi para fechar com chave de ouro. Foi uma oportunidade de experimentar em campo. Mesmo a gente tendo feito exercícios nas aulas é muito diferente quando as fotos são realizadas à luz do dia, trocando com os colegas, tirando as dúvidas na prática”.

Para o aluno Clésio Junior, a oficina foi um espaço de troca tanto de técnicas quanto de experiências. “Eu já fotografava e a ideia de participar da oficina veio disso, da ideia de conhecer a experiência de outras pessoas, outros olhares, também. E a Thaís apresentou, não só o olhar, a experiência dela, mas também, trouxe várias outras referências. Isso é bacana para construir – não só para fotografia – mas pra gente como um todo”. 

Concurso e Exposição de Fotografias

As fotos farão parte do Concurso de Fotografia resultado dos passeios fotográficos. Foto: Monique Janutt/ Acervo IBCA

Os alunos que participaram da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos participarão do Concurso de Fotografia que terá o resultado divulgado no Festival Cultura Solidária, que marca o encerramento do evento.

As imagens produzidas pelos alunos farão parte da série Virtuais, seis exposições simultâneas que acontecem entre os dias 20 e 24 de Setembro.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Galeria

Passeio Fotográfico: Sítio Histórico São José do Queimado
Fotos: Monique Janutt/ Acervo IBCA