Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos auxilia no planejamento de projetos

Tirar um projeto do papel. Saber como funciona uma lei de incentivo, além de cumprir os prazos de execução e prestação de contas. Essa é a proposta inicial da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com a produtora Ursula Dart. 

A oficina faz parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária. A atividade de formação teve início no dia 30 de agosto e acontece até o dia 03 de setembro, sempre às 19 horas, no Centro Cultural Eliziário Rangel, no município da Serra. 

Ursula Dart, instrutora da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Segundo Ursula, as formações são uma oportunidade de criar um intercâmbio de experiências entre ela e os alunos, além de ampliar o olhar para a gestão. “Eu tenho uma formação de audiovisual, mas eu pretendo fazer uma troca com os alunos de experiência de gestão, de dia a dia e de vida mesmo. Uma coisa mais abrangente dentro desse grande recorte que é fazer cultura”. 

O aluno Wesley Cândido Zinek durante a oficina no Centro Cultural Eliziário Rangel. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Wesley Cândido Zinek, que trabalha com projetos ligados ao terceiro setor, estava animado com o início das formações. Ele está inscrito na turma de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos. “Eu tô com bastante expectativa. Eu dei uma olhada sobre o trampo da Ursula, que é uma pessoa que tem know how, bagagem para passar”, pontuou ele, que acredita que a formação vai ampliar o alcance de projetos futuros. “A gente utiliza muitas linguagens artísticas e de empreendedorismo”.

Ursula acredita que projetos culturais que dialogam com a educação são uma oportunidade de aprendizado mútuo, tanto para quem realiza quanto para quem participa como aluno. “Eu acho que eu vou aprender mais. Eu vou sair com mais ideias, com mais vontade de produzir projetos inclusivos, de trazer essas pessoas, de compartilhar”. 

As oficinas tem a proposta de formação nas áreas da cultura e da comunicação. Foto: Levi/ Acervo IBCA

Formação 

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

Depois da Serra, a cidade de Cariacica recebe as oficinas, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem no município de Vitória. As vagas estão esgotadas. 

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).