27º FCV – Cultura Solidária oferece Oficina de Transmissão Ao Vivo

Em tempos de inúmeras ações remotas, a internet virou palco de diversas atividades. Shows, mostras cinematográficas, cursos, aulas: tudo pode acontecer online. Mas você sabe como exibir o seu conteúdo desta forma? Com a proposta de ampliar o conhecimento na área, o 27º FCV – Cultura Solidária oferece a Oficina de Transmissão Ao Vivo

A atividade de formação será ministrada pelo multimídia Leonardo Almenara. As inscrições acontecem em formato online e gratuito, entre os dias 16 e 25 de agosto, aqui no site do FCV.

Serão oferecidas 10 vagas por oficina que acontecerão em formato online. Cada aluno recebe uma bolsa de estudos de R$ 400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda no encerramento da oficina.

As oficinas começam pelo município da Serra, e acontecem entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro. Depois é a vez da cidade de Cariacica, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem na cidade de Vitória.

Cada atividade de formação terá 10 alunos, sendo que 50% das vagas serão reservadas para mulheres. Os inscritos precisam ter idade mínima de 18 anos e residir em um dos três municípios, Cariacica, Serra ou Vitória.

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social.

Sobre a Oficina de Transmissão Ao Vivo

A internet nunca foi e nunca será para amadores. Pessoas, empresas, instituições públicas e privadas estão hoje cada vez mais mergulhadas nessa verdadeira tapeçaria digital, disputando ideias, valores, negócios, nosso cotidiano individual e coletivo. E para navegar de maneira menos inocente nessa maré de dados, são necessários certos conhecimentos, dominar o uso de ferramentas, ter a capacidade de analisar informações, tomar decisões e praticar ações efetivas. Nesta oficina, conversaremos sobre a história da internet e sua evolução como um espaço de comunicação, interação e sociabilização cada vez mais dinâmicos. Realizaremos exercícios coletivos visando a apreensão de conhecimentos para uma boa comunicação online e, ao final, desenvolveremos em conjunto uma Live, experimentando na prática uma ação online de interação ao vivo com o público.

Minibio do Oficineiro

Leonardo Almenara atua nos campos das artes visuais, design e audiovisual. Em audiovisual, desenvolve cursos nas áreas de animação, cineclubismo e novas tecnologias. Contribui com a organização e desenvolvimento da atividade cineclubista no Espírito Santo, tendo participado de cineclubes como Cine Kbça, Cine Gruta e Cine Chaplin. É membro fundador da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa). Em tempos pandêmicos, tem se especializado no desenvolvimento de ações de exibição online de cinema e espetáculos de outras linguagens artísticas por transmissão ao vivo. Desenvolveu o site Filmoteca Capixaba e compôs a equipe de cultura do Sesc ES como Assessor em Audiovisual. Participou da pesquisa e assistência editorial do livro “Plano Geral – Panorama Histórico do Cinema no Espírito Santo”, publicado pelo Sesc ES. Faz parte da equipe do Cine Teatro Ribalta, espaço localizado em Jardim Camburi (ES), dedicado ao ensino e difusão das artes.

Cronograma de Oficinas

SERRA

Oficina de Transmissão ao Vivo
De 30 de Agosto a 3 de Setembro 
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Online

Transmissão ao Vivo
Dia 3 de Setembro, das 19 às 21 horas 

CARIACICA

Oficina de Transmissão ao Vivo
De 6 a 10 de Setembro 
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Online

Transmissão ao Vivo
Sexta-feira, 10 de setembro, das 19 às 21 horas 

VITÓRIA

Oficina de Transmissão ao Vivo 
De 13 a 17 de Setembro
Segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas
Local: Online

Transmissão ao Vivo 
17 de Setembro
Sexta-feira, das 19 às 21 horas 

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).