Revista Quatro Estações apresenta olhar sobre mostra temática LGBTQIAP+

A Mostra Quatro Estações fez 10 anos em 2020. Ao longo da última década, a janela temática foi um dos destaques do Festival de Cinema de Vitória ao apresentar produções que refletem as vivências da comunidade LGBTQIAP+.  Para celebrar a data, acontece até o dia 28 de julho a Mostra Quatro Estações – 10 Anos, retrospectiva virtual, em dez curtas-metragens, que conta parte desta história. 

Como parte das atividades será lançada na quinta-feira (08), às 10 horas, no perfil do Festival de Cinema de Vitória na plataforma ISSUU, a Revista Mostra Quatro Estações – 10 Anos, publicação on-line que amplia o olhar sobre a história do cinema queer produzido no Brasil a partir do recorte audiovisual proposto pela janela temática do FCV. 

Na revista – que também funciona como um catálogo da mostra – o leitor vai poder conferir uma matéria sobre parte da história da Quatro Estações a partir do olhar de quem participou da mostra. Curadores, realizadores e espectadores relembram suas memórias e escolhem seus filmes preferidos. 

Outro destaque é o texto escrito pelos curadores da retrospectiva, o cineasta, escritor e doutor em Comunicação e Cultura Erly Vieira Jr e o produtor audiovisual, editor e curador, Waldir Segundo.  A dupla fala sobre a seleção dos filmes, além de apresentar uma linha temporal sobre o cinema queer brasileiro. Fechando a revista estão disponíveis as fichas técnicas dos dez curtas-metragens que compõem a retrospectiva e uma lista com as 65 obras já exibidas na mostra. 

Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.